Aluna de escola estadual conquista primeiro lugar em Direito na UFPI

O sonho de ingressar no ensino superior tem sido uma realidade para, cada vez mais, alunos da rede pública estadual de ensino. Um exemplo é a Unidade Escolar Professor Felismino Freitas, localizada na zona Norte de Teresina, que teve aluna aprovada em primeiro lugar no disputado curso de Direito na Universidade Federal do Piauí, fazendo 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e aprovação em vários outros cursos de universidades públicas.

A escola aposta na relação próxima com a comunidade, no controle da frequência e na preparação para os exames vestibulares através de simulados e oficinas de redação. A aluna Enadielle Fernandes, 17 anos, que obteve 960 pontos em sua redação no Enem, é hoje motivo de orgulho para a família e comunidade escolar. “Até agora não caiu a ficha”, diz a adolescente que, com a nota, alcançou o primeiro lugar em Direito, na UFPI.

De origem humilde e sempre esforçada, a aluna desde criança foi estudante da rede pública de ensino. Para a estudante, os projetos da escola contribuíram bastante para sua aprovação. Ela cita os simulados aplicados na unidade como uma boa forma para testar os conhecimentos e conta que eles fizeram a diferença ao trabalhar seus pontos fracos. “Desde o começo do ano estávamos tendo uma programação diferenciada para o Enem. Isso ajudou muito os alunos. Quando o colégio auxilia nessa preparação faz muita diferença”, afirma Enadielle.

O segredo é motivação e busca por resultados

De acordo com a diretora da Unidade Escolar Professor Felismino Freitas, Rejane Lopes, o quadro de aprovação no vestibular é bem diferente de anos atrás, quando apenas poucos estudantes da escola ingressavam no Ensino Superior. “Hoje, os alunos estão bem mais perto da universidade”, garante.

“Primeiro, a escola aposta na motivação. Encoraja os alunos a acreditarem que podem alcançar os sonhos. A gestão trabalha muito unida, escutando alunos, professores, não é só chegar e colocar o trabalho e não ver resultado. Nós buscamos resultados, conversamos bastante com os nossos alunos para saber se realmente aquela é a melhor forma”, acrescenta a diretora.

Escola obteve primeiro lugar em Jornalismo na UFPI

Enadielle não é a única que se destaca no colégio. Os bons exemplos são estampados com orgulho por todos os cantos da escola. O estudante Júlio César, 17 anos, foi aprovado no curso Ciências Biológicas na UFPI e enfermagem no Prouni.

Para o aluno, as atividades desenvolvidas nas oficinas deram boas dicas para desenvolver um texto de qualidade. “Considero muito importante participar dessas oficinas de redação e simulados para poder, cada vez mais, exercitar e aprofundar os conhecimentos”, afirma Júlio.

Aline Guimarães também foi outra aluna que garantiu o primeiro lugar da UFPI no curso de Comunicação Social. “Recebi muita força e apoio emocional do meu colégio. Participei de projetos que a escola oferecia e sem dúvida foi isso que fez toda a diferença para a minha aprovação”, contou.

A diretora finaliza dizendo que estas aprovações são significativas para a gestão escolar “porque mostra que estamos no caminho certo.

Fonte: CCOM / Edição: Hélcio Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *