portalsemfronteira@gmail.com+55(82) 0000-0000

logo


publicado em:6/05/15 12:02 PM por: Redação do site BlogsEntretenimento

Cantor, compositor, maestro, artista plástico, ator, produtor, diretor de programas de TV, teatro e cinema… Esses são alguns dos predicados artísticos do piripiriense JORGE Francisco de Carvalho MELLO, o Jorge Melo que se apresenta em sua terra natal do próximo dia 5 de junho no espaço artístico da AABB. O show está sendo aguardo com muita ansiedade pelos conterrâneos de Jorge e nele o artista fará uma revisão de sua carreira com muita música, poesia e conversa. ‘Jorge Mello, o filho da terra’ é um show solo com voz e violão, idealizado pela comunidade virtual Baú de Zé Cocota que agrega piripirienses de nascimento e de coração e que foi criado pelo Professor da UFPI Marcos Rezende Melo que também é de Piripiri e hoje conta com mais de três centenas de participantes.

Jorge Mello é músico desde os nove anos de idade e começou a aparecer em Fortaleza ainda estudante ao vencer festivais de música, dirigir programas musicais na TV Ceará (da extinta Rede Tupi de Televisão) e participar de movimentos artísticos locais, movimentos esses que deram frutos com o chamado pessoal do Ceará que foi o grupo de artistas que em 1971 migrou em busca de vencer no ‘sul maravilha’, nomes como Fagner, Belchior, Amelinha, Ednardo e Jorge Mello. Lá no sul o piripiriense começou a brilhar já no Festival Universitário do Rio de Janeiro no ano de 1972 quando levou o prêmio de melhor intérprete. Ainda em 72 Jorge gravou seu primeiro disco pelo selo Polygram, um compacto duplo. Entre 72 e 76 fez cinema, publicidade e concluiu o curso de música, formando-se em ‘Composição e Regência- Licenciatura Plena’ o que o levou a lecionar em três faculdades.

O menino de Piripiri, filho da dona Maria Hilda e do seu Raimundo Borges já havia vencido as barreiras e se consolidado no sul maravilha e em 1976 gravou o LP Besta Fera que, por sua proposta sonora inovadora, foi escolhido o melhor do ano pela crítica especializada. Logo foi contratado pela WEA onde fez um disco montado nas formas tradicionais da poesia de sua terra misturadas com arranjos eletrônicos, sanfona e viola e então nasce o forró eletrônico no LP Jorge Mello – Integral. Daí em diante o menino de Piripiri não parou mais. Veio o Coração Rochedo, Constelações, Dengo Dengue, Um Trovador Eletrônico I e II, Mais que de Repente, Rima Claramente d nasce a J.M. T Produções que já lançou e produziu dezenas de artistas. É esse Jorge Mello que nós vamos ver ouvir e aplaudir no próximo dia 5 de junho na AABB de Piripiri, a terra natal.

*Quem desejar mais informações sobre a carreira e sobre o próprio Jorge Mello pode acessar a página www.eujorgemello.blogspot.com ou ainda falar diretamente com ele pelo e-mail jorgemelo@ig.com.br.
**Informações sobre o show podem ser obtidas com a produção através do e-mail soudepiripiri@gmail.com.

Jorge Mello se apresenta em Piripiri.

Jorge Mello se apresenta em Piripiri.





Comentários



Adicionar Comentário