portalsemfronteira@gmail.com+55(82) 0000-0000

logo


publicado em:21/05/19 6:45 AM por: Redação do site GeralMunicípios

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) divulgou, nesta segunda-feira (20), que foram confirmados mais seis focos da Peste Suína Clássica no Piauí. Com esse novo levantamento, já são 12 o número de focos no Estado.

De acordo com a Adapi, a doença já foi detectada em quatro municípios: Lagoa do Piauí (02 focos), Domingos Mourão (01 foco), Murici dos Portelas (04 focos) e em Cabeceiras do Piauí (05 focos).

Em nota técnica, a Adapi disse que as ações para eliminação dos novos focos já foram devidamente adotadas pelas equipes. Até o momento, 778 animais já foram sacrificados, todos em criações extensivas. O objetivo é controlar a doença.

“Os animais estão sendo devidamente avaliados e taxados para posterior indenização aos proprietários”, diz a Adapi.

Peste Suína

A peste suína clássica é uma doença contagiosa entre os animais, mas que não afeta o ser humano. O consumo da carne supina está liberada desde que seja proveniente de um estabelecimento com serviço de inspeção aprovado e regularizado pelos órgãos competentes.

Os principais sinais clínicos da PSC são mortalidade elevada, principalmente em suínos jovens, febre alta, conjuntivite, manchas pelo corpo, vômito e diarreia.

Ao identificar os sintomas, os criadores devem comunicar imediatamente à Adapi para que possa ser realizada uma investigação epidemiológica na propriedade.





Comentários



Adicionar Comentário