portalsemfronteira@gmail.com+55(82) 0000-0000

logo


Semar debate impacto ambiental das manchas do óleo com outros estados do Nordeste

publicado em:31/10/19 3:24 PM por: Redação do site Geral

A Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, participou, na terça-feira (29), de uma reunião do Conselho de Administração do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, em Recife (PE). O encontro teve o objetivo de debater o impacto ambiental causado pelas manchas de óleo no litoral nordestino. O Consórcio Nordeste articula políticas públicas conjuntas entre os estados que compõem a região.

“Com a existência do Consórcio Nordeste, há a oportunidade de se fazer cooperação entre os governos, elencando propostas convergentes, bem como intermediando arranjos e compartilhando práticas”, destaca Sádia. “O objetivo desta reunião foi avaliarmos a situação como um todo, afim de tomarmos medidas concretas que possam ser executadas em conjunto pelos Estados do Nordeste”, salienta. “Estamos aqui com secretarias de meio ambiente de todos os estados e demais órgãos da administração pública traçando um diagnóstico dos impactos e das medidas que já vêm sendo tomadas para minimizar os impactos ambientais”, finaliza a secretária de Meio Ambiente.

No final do encontro, os representantes dos estados assinaram uma nota na qual destacam a necessidade de se colocar em operação o Plano Nacional de Contingência (PNC) para Incidentes de Poluição por óleo, que até o momento não fora totalmente efetivado e cobraram empenho por parte do Governo Federal para sanar o problema. No documento também foi registrada a necessidade de que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) se reúna em caráter extraordinário e de urgência e uma melhor orientação para estados e municípios sobre a destinação adequada dos resíduos já coletados.





Comentários



Adicionar Comentário