Lives de São João alcançam cerca de 125 mil visualizações

O Piauí inovou na forma de comemorar as festas de São João. Durante o mês de junho, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vem realizando lives nas redes sociais com shows de bandas locais e apresentações de grupos de quadrilha no Theatro 4 de Setembro. A última live com temática junina será realizada nesta quinta-feira (25), com apresentação da 1ª Mostra Piauí de Quadrilhas Juninas. Para possibilitar a realização das transmissões ao vivo, a Piauí Conectado implantou a estrutura tecnológica de internet no teatro, com intuito de garantir qualidade das lives.

O primeiro grupo a se apresentar virtualmente nesta transmissão com temática junina foi o Luar do São João, considerada a melhor quadrilha do Brasil de 2019. A live do grupo alcançou cerca de 125 mil visualizações em todas as plataformas em que foi transmitida. A 1ª Mostra Piauí de Quadrilhas Juninas irá apresentar grupos de norte a sul do estado, com apresentação especial do grupo Luar do São João.

Segundo Ramon Patrese, diretor-geral do grupo Luar do São João, a transmissão ao vivo de uma quadrilha junina por meio das redes sociais foi algo inédito. O grupo teve que se reinventar para atender as medidas de segurança, reduzindo a quantidade de pessoas a participar do evento. As danças foram pensadas de forma a respeitar o distanciamento social, mas mantendo as tradições de coreografia e figurino. Mesmo com as limitações, o espetáculo foi um sucesso.

“Muitas pessoas puderam curtir um pouquinho do São João, que este ano está diferente. Foi uma experiência ótima, rendeu bons frutos para nosso grupo. Foi inédito uma live de quadrilha, e no teatro. E a produção ajudou a ficar em um nível espetacular. Para nós, foi uma experiência que levaremos para os próximos projetos. Sempre vamos utilizar as redes sociais para fomentar a cultura junina”, comenta o diretor

Popular na cultura nordestina, as festas de São João são famosas pelas fogueiras e pela decoração, os concursos de quadrilha, as comidas típicas e os trajes quadriculados e coloridos, além da alegria contagiante de quem participa.

Quem se emocionou assistindo a live do Luar do São João foi o estudante Thiago Bacelar. Dançarino e entusiasta da cultura junina, Thiago conta que, embora esteja triste por não festejar o São João como gostaria, as lives estão ajudando a manter a animação para celebrar o período.

“Está sendo muito difícil para todos os quadrilheiros vivenciar o São João dessa forma, dentro de casa. Mas sabemos que é essencial. As lives são uma peça chave para tirar um pouco dessa angústia e para sentirmos o espírito do São João. Eu coloco para assistir e começo a dançar mesmo sozinho. Está sendo muito bom e as lives também estão com a qualidade maravilhosa”, comenta Bacelar.

Segundo o deputado estadual Fábio Novo, ex-secretário de Estado da Cultura, as transmissões ao vivo são uma forma de democratizar a cultura junina, que é tão tradicional e popular no Piauí e no Nordeste. Para ele, a tecnologia e a internet são aliados nesse processo. Ele explica que o Theatro 4 de Setembro comporta 650 pessoas mas, com as lives, o público virtual varia entre 80 mil e 125 mil pessoas.

“Nós estamos fazendo um show com o teatro fechado, sem ninguém, que atinge 125 mil pessoas. Isso é possível por meio da conectividade. É um espetáculo bem produzido de duas horas, em que as pessoas recebem em casa um bom produto cultural que ajuda nesse momento da pandemia e ao mesmo tempo o público é convidado a colaborar, por meio de doações”, ressalta o parlamentar.

Estrutura

A Piauí Conectado implantou no Theatro 4 de Setembro estrutura de cabeamento em alguns pontos para permitir que as ilhas de transmissão digital pudessem ter acesso à rede de internet. Atualmente, o espaço conta com internet de 100 mpbs dedicados para as lives.

De acordo com Leonardo Chagas, diretor de operações da Piauí Conectado, uma internet de boa qualidade é essencial para que a transmissão ocorra sem oscilações. A estrutura está montada no teatro desde maio, quando iniciaram as lives solidárias da Secult. No mês de junho, as festas de São João serão o tema das transmissões ao vivo.

“Ter uma banda larga dedicada para a live faz com que a transmissão dos dados sejam eficientes e sem paradas, travamentos ou oscilações. E é isso que conta muito na hora de transmitir uma filmagem de live. Nosso intuito é fazer com que o público possa aproveitar a festa junina mesmo dentro de casa”, explica o diretor.

Sobre a Piauí Conectado

O projeto Piauí Conectado é fruto da Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado e consiste na construção, operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem para a administração pública e população piauienses, elevando o nível de desenvolvimento tecnológico do Piauí com a oferta de soluções tecnológicas nas áreas prioritárias do governo: educação, segurança e saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *