Historiador solicita tombamento do Museu de Perypery e outros prédios históricos

O historiador e professor Marco Matos (Professor Marcão) anunciou em live do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História de Piripiri, acontecida nessa quinta-feira, dia 2, que solicitou junto a diferentes instituições tanto do Estado, quanto do município de Piripiri, a instauração do processo de tombamento de diversos prédios considerados históricos na cidade.

Professor Marco Matos

Segundo Marco Matos, há exatos 10 anos iniciou a luta reivindicando a proteção e salvaguarda do patrimônio histórico e arquitetônico de Piripiri. O pleito foi feito aos poderes legislativo e executivo.

O professor solicitou junto à Secretaria Estadual de Cultura o tombamento do Museu de Perypery, como patrimônio arquitetônico do estado e também a inscrição da procissão de Nossa Senhora dos Remédios, como patrimônio imaterial do Piauí.

Marco Matos disse ainda que entregou ao representante do Ministério Público da comarca de Piripiri, Dr. Nivaldo Ribeiro, uma lista de diversos imóveis a serem tombados pela lei municipal Nº 250/93, de 23 de agosto de 1993, que trata sobre o referido tema. “Não podemos falar em amor a Piripiri se não preservamos sua história. E manutenção dos edifícios considerados históricos, é uma de suas principais formas”, finalizou o historiador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *