Curso de Comunicação Social da Uespi realiza simpósio sobre indústrias culturais no século XXI

O quinto período do curso de Comunicação Social – Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promove o Simpósio de Indústrias Culturais no século XXI: mercados locais e regionais. O evento ocorrerá entre os dias 11 e 12 de dezembro, no auditório do Núcleo Interinstitucional de Estudo e Geração de Novas Tecnologias( Geratec), no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

O evento que promete reunir estudantes, estudiosos e profissionais da área da Comunicação Social pretende refletir acerca da relação entre comunicação e indústria cultural no século XXI no mercado de cultura local e regional, além da compreensão da importância da área comunicacional no universo mercadológico de bens simbólicos.

O simpósio conta com a realização de mesas redondas, apresentações de relatos, conceitos e opiniões de profissionais do meio e rodas de conversas com os discentes sobre temática.

A professora e coordenadora do simpósio, Daiane Rufino, destaca que “a ideia  de propor o evento foi  para atualizar os conceitos da indústria cultural no século XX e contextualizar a realidade dos alunos, frisando no modo como se comporta a indústria cultural no mercado simbólico”, afirma a docente.

Segundo Daiane, os estudantes de comunicação precisam entender o papel central da indústria cultural na sociedade. “Precisam discutir a função dos meios de comunicação neste processo”, pontua Rufino.

O professor Daniel Solon, que também está a frente do evento, destacou a importancia da proposta. “Para além dos eventos programados por empresas que faturam ao trazer aos palcos artistas que estão na onda comercial, há uma diversidade de grupos que se preocupam com o fortalecimento da cultura local. O evento, portanto, é uma oportunidade para se debater sobre a produção cultural no Piauí, em diferentes perspectivas”, disse o docente.

As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis pelo site do evento até o dia 04 de dezembro. Os participantes receberão certificado de 20 horas.

Programação:

11/12/2017 (Segunda-feira)

17:30 – Credenciamento

18:00 – Abertura do evento (Prelúdio de Valéria Neves)

19:00 – Mesa Redonda – Indústrias Culturais no século XXI

Profª. Doutoranda Samaria Andrade (Uespi)

Prof. Doutor Alexandre Naka (UFPI)

Mediador: Professor Msc. Américo Abreu

12/12/2017 (Terça-feira)

14:30 – Mesa Redonda: Cultura alternativa no Piauí: realidade e desafios

Palestrantes: Juscelino Ribeiro (Framme), Demetrius Galvão (Revista Acrobata), Thyago Menezes Alves (UFRJ)

Mediadora: Profª. Doutoranda Clarissa Carvalho

18:30 – Mesa Redonda – O Mercado Cultural no Piauí

Palestrantes: Marlon Rodiner (Coordenador de Música da Fundação Cultural Monsenhor Chaves) e Antoniel Ribeiro (produtor cultural)

Mediadora: Profª. Mestra Sônia Carvalho

20:30 – Encerramento – Apresentação cultural

Autoria: Danúbia Rodrigues
Redação do site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *