Enfermeiros da Maternidade João Bandeira Monte participam de treinamento em Teresina

Profissionais enfermeiros do Hospital Regional Chagas Rodrigues participaram de treinamento do Teste do Coraçãozinho para os recém-nascidos, na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina.

O objetivo do treinamento será o de implantar o mesmo teste na Maternidade João Bandeira Monte, do HRCR, em Piripiri.

A partir da sua implantação, os bebês nascidos na Maternidade João Bandeira Monte serão submetidos ao Teste do Coraçãozinho após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar, objetivando detectar precocemente casos de cardiopatia congênita no recém-nascido.

O exame é muito simples, indolor e rápido. Consiste na realização da oximetria de pulso, realizada na mão direita e em um dos pés (direito ou esquerdo) do bebê, após 24h de seu nascimento.

Estudos apontam que cerca de 1 a 2 de cada mil bebês nascidos vivos apresentam cardiopatia congênita crítica e 30% deles recebem alta das maternidades sem o diagnóstico e podem evoluir para formas graves da doença. Também mostram ainda que, cardiopatias congênitas representam cerca de 10% dos óbitos infantis e cerca de 20 a 40% dos óbitos decorrentes de malformações. No Brasil nascem aproximadamente 23 mil crianças com problemas cardíacos por ano.

Redação do site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *