Hospital Chagas Regional Chagas Rodrigues tem seus 10 leitos de UTI habilitados

A UTI do Hospital Regional Chagas Rodrigues, da cidade de Piripiri, teve seus 10 leitos credenciados pelo Ministério da Saúde, na semana passada. “O credenciamento garante mais recursos para atender os pacientes graves com mais qualidade”, comentou o deputado Assis Carvalho, que projetou, conseguiu recursos e começou a construção da Unidade de Terapia Intensiva, durante sua gestão, como secretário de Saúde. O Hospital de Piripiri é referência para 23 municípios, que somam uma população de 400 mil habitantes, aproximadamente.

Iniciada em 2009, na gestão do deputado Assis, a UTI teve os primeiros sete leitos inaugurados em 2011. Em 2015, na gestão do então secretário Francisco Costa, foram implantados mais três, completando os 10 leitos exigidos pelo Ministério para habilitação. Agora, o hospital passará a receber verbas federais para custeio dos procedimentos realizados. A portaria foi publicada nesta sexta-feira (01) no Diário Oficial da União.

O deputado Assis quando secretário ampliou o atendimento em UTI para garantir mais rapidez nos procedimentos necessários para salvar a vida de pacientes graves, descentralizando da capital os serviços médicos mais complexos, reduzindo o fluxo de pacientes para Teresina, o que, além de congestionar os grandes hospitais, aumentava o risco à saúde das pessoas durante o deslocamento.

Em sua gestão, o deputado Assis ampliou as UTIs das unidades de referência da capital, como o Hospital Getúlio Vargas, implantou uma semi-intensiva em Picos e UTI em Floriano, além de iniciar a construção de unidades de terapia intensiva em Oeiras e Piripiri.

Redação do site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *