Times profissionais de futebol do Piauí terão repasse do Governo do Estado

O Estado vai cumprir os contratos de financiamento estabelecidos para 2017 com os times de futebol profissional local. Ações foram encaminhadas, nesta segunda (15), em reunião entre o governador Wellington Dias e o deputado federal Silas Freire, no Palácio de Karnak.

Por motivos de judicialização da LotoShow, loteria estatal que financiaria os times durante o ano, o governo acabou tendo problemas no cumprimento dos repasses às equipes no ano passado. “Eu sei das dificuldades que enfrentam os clubes. Nós tínhamos uma parceria que foi cumprida em 2015 e 2016, e em 2017 nós tivemos um problema real. Nós tínhamos uma parceria vinculada a Lotoshow, o que terminou com o segundo semestre não contando com essa fonte de recursos”, respondeu o governador.

Dias garantiu que o Estado já projeta um cronograma não só com a atualização dos contratos pendentes com os clubes profissionais como também com uma proposta definindo a nova fonte de recursos para 2018.

Com a judicialização da LotoShow, a fonte de recursos usada anteriormente é uma das alternativas. “Provavelmente do ICMS, anteriormente antes da Lotoshow trabalhava com sua torcida contra a sonegação fiscal, o que ajudava no aumento da arrecadação. Provavelmente esse seja o caminho que nós vamos voltar a partir de 2018. O mais importante é que vamos cumprir os contratos e acertar novas parcerias para 2018”, afirmou Wellington.

Contrapartida dos times

Para o deputado Silas Freire, a contrapartida dos times de futebol profissional deve ir além das campanhas contra sonegação. “Para este ano eu defendo que tenhamos uma proposta nova, para que o futebol, por exemplo, ajude contra a sonegação fiscal mas que dê uma contrapartida maior. Por exemplo, manter pelo menos 300 meninos com idade de até 15 anos nas suas escolinhas de base”, avalia Freire. O parlamentar acredita que a iniciativa oportuniza aos clubes terem sua categoria de base fortalecida, fomenta o trabalho social nos municípios dos times e forma futuros atletas profissionais locais.

Autoria: Valmir Macêdo

 

Redação do site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *