Estudantes participam de sessão simulada do Parlamento Jovem

Estudantes destacaram sua preocupação com Educação e segurança.

A Câmara de Piripiri realizou na noite de ontem, dia 30, o encerramento do 1º Projeto Parlamento Jovem. O encerramento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, com a realização de sessão simulada do Parlamento Jovem, formado por estudantes de escolas participantes.

A sessão simulada foi presidida por Samyle Araújo, estudante da Escola José Narciso.

Os estudantes ocuparam a tribuna e apresentaram sugestões, usando de proposições normais dos vereadores, como requerimentos, projetos de lei, entre outros.

Os estudantes fizeram propostas na área de educação, trânsito, cultura, urbanização, com destaque para propostas na área de segurança.

O aluno José Júnior fez agradecimento pela oportunidade e, usando a Constituição Federal, disse ser necessário um reparo na segurança pública, já que é uma das garantias constitucionais.

Disse que a sensação de insegurança permeia a sociedade e que o policiamento não acompanha o crescimento da cidade.

A presidente do Parlamento Jovem, Stefany Araújo, disse esperar que as propostas feitas pelos jovens parlamentares fossem de fato avaliadas pela Câmara de Vereadores.

Os jovens foram unânimes em afirmar que bairros mais afastados sofrem com falta de policiamento.

Lucas Carvalho pediu atenção para o investimento em cultura. Segundo ele é fundamental o investimento na área para o desenvolvimento do município.

A Marinella propôs a implantação do Dia Municipal do Lixo Zero. Segundo ela, seria uma semana de conscientização no trato com o lixo, fazendo com que as pessoas tenham cuidado na destinação correta dos resíduos.

Ana Vitória chamou atenção para os cuidados com os equipamentos culturais, sendo necessário o resgate desses equipamentos e a sua preservação.

Jânio Raphael pediu apoio para cultura e para o turismo do município. Ele citou o caso do Horto Florestal que passa por dificuldades e pediu apoio para infraestrutura dos pontos turísticos.

Outras propostas como: instalação de câmaras de segurança, aperfeiçoamento de cursos técnicos e profissionalizantes, entre outras, também foram ouvidas.

O presidente da Câmara, Genival Sales, agradeceu a direção das escolas pelo momento ímpar. Segundo ele a participação dos jovens mostra que eles são capazes de expressarem sua opinião, basta que haja oportunidade para isso.

DSC_0305 DSC_0255 DSC_0256 DSC_0257 DSC_0259 DSC_0261 DSC_0262 DSC_0265 DSC_0266 DSC_0267 DSC_0268 DSC_0269 DSC_0270 DSC_0271 DSC_0272 DSC_0273 DSC_0274 DSC_0275 DSC_0276 DSC_0277 DSC_0278 DSC_0279 DSC_0280 DSC_0281 DSC_0282

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *