portalsemfronteiras@gmail.com

Redação
Whats/ Sugestões
(86) 9 9851.5656

Governador Wellington Dias e presidente da Agespisa, Genival Sales, entregam nova ETA de Piracuruca

O governador Wellington Dias e o presidente da Agespisa, Genival Sales, inauguraram nessa quarta-feira (22), em Piracuruca, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. A nova ETA ampliará o abastecimento de água de toda a zona urbana da cidade. “Queremos garantir que as pessoas possam ter água potável e um sistema de tratamento, tanto de resíduos sólidos, quanto líquidos, garantindo saúde e qualidade de vida para todos os piauienses”, disse o governador Wellington Dias.

Na obra foram investidos recursos no valor de R$ 3 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A nova ETA, uma estação compacta, com capacidade para tratar 80 litros por segundo, tem tecnologia própria da Agespisa. Além disso, a ETA terá um reservatório capaz de armazenar 500 mil litros, uma adutora de 1.700 metros que interliga quatro poços que reforçam o abastecimento do Bairro de Fátima, Esplanada e Conjunto Gonçalo Magalhães.

Para melhorar o sistema, a Agespisa substituiu 800 metros de rede de distribuição e perfurou dois poços com vazão de 30 mil litros por hora. Cerca de 400 novas ligações domiciliares foram implantadas.

Também foi realizada uma reforma geral nas dependências da ETA, beneficiando o reservatório, casa de bomba, laboratório, sala de cloração, depósito e almoxarifado.

“Piracuruca vivia em um sistema de abastecimento obsoleto, construído há 40 anos e que não conseguia suprir as necessidades da população. Aqui, estamos aumentando a produção de água tratada, saindo de 60 litros por segundo para 80 litros por segundo. Estações de tratamentos semelhantes a essa serão implantadas também nos municípios de Esperantina e União”, descreve o presidente da Agespisa, Genival Sales.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *