PF cumpre mandados de busca e apreensão contra disparos de notícias falsas

A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira (6), a Operação Verbum Dubium,  para cumprir dois mandados de buscas contra uma empresa da comunicação, após investigação de denúncia de disparos de fake news contra políticos no município de Parnaíba, a 340 km de Teresina. Dez policiais federais participam da operação autorizada pela 3ª Zona Eleitoral, que autorizou buscas na casa e na empresa de um investigado. 

Foto: internet.

O Ministério Público Eleitoral recebeu e mandou apurar a notícia de crime eleitoral praticado por empresa de mídia digital, que estaria divulgando, de forma intencional, notícias falsas [fake news] com ataques a adversários políticos, causando prejuízo ao pleito eleitoral. 

A Polícia Federal divulgou nota informando que busca, através da cautelar proposta, evidências da produção de conteúdo ofensivo a candidatos e servidores públicos, cuja difusão pelas redes sociais objetiva prejudicar o regular trâmite das Eleições 2020.

O nome da Operação – Verbum Dubium [do Latin – palavra duvidosa] – é uma alusão aos problemas ocasionados pela intencional divulgação de Fake News e pelos ataques a adversários políticos, em prejuízo do livre sufrágio.

STJ
A Polícia Federal informa que instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias da invasão dos computadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ). As diligências iniciais da investigação já foram adotadas, inclusive, com a participação de peritos da instituição. Eventuais fatos correlatos poderão ser apurados na mesma investigação, que está em andamento na Superintendência Regional da Policia Federal no Distrito Federal.

Fonte: Polícia Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *