Escolas piauienses chegam à final da 12ª Olimpíada de História

Um total de 421 equipes de todos os estados do país estão na final da 12ª Olímpiada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e realizada de forma on-line por causa da pandemia do coronavírus. Seis escolas do Piauí participam da fase decisiva.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lima Rebelo é uma das seis escolas piauienses que chegaram à final, deixando toda a população de São Miguel do Tapuio orgulhosa. A diretora Elenilze Rodrigues Mineiro Leitão comemorou junto com toda comunidade escolar, em especial os professores de História Fernanda Oliveira e Celson Moraes, a conquista.

“Com lágrimas nos olhos e o coração cheio de gratidão venho informar que o Ceti Lima Rebelo é um dos 421 finalistas na 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil! A equipe Visão do Passado do 1º ano A (integral) é a representante na grande final, também é a única equipe representante do município de São Miguel do Tapuio e somos uma das seis equipes do Piauí”, relatou o diretora.

A Olimpíada teve início em setembro, com 69,8 mil inscritos de todo país, um total de 17,4 mil equipes. O projeto, que ocorreria no primeiro semestre, foi adiado por causa da pandemia e adaptado para uma versão totalmente on-line e mais acessível.

“Apesar de a ONHB ser on-line e somente sua final presencial, nós buscamos alternativas para que ela fosse ainda mais acessível diante do contexto da suspensão das aulas nas escolas. O resultado foi bastante positivo e conseguimos manter nosso compromisso e contribuição com o processo de ensino e aprendizagem de História”, afirmou a coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Cristina Meneguello.

O anúncio dos medalhistas será feito por meio de um vídeo que será postado nas redes sociais no dia 22 de novembro. Os vencedores receberão 20 medalhas de ouro, 30 de prata e 40 de bronze, que serão enviadas às escolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *