Portal Sem Fronteiras - Informações o tempo todo.

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025
Governo do Piauí
Governo do Piauí

Política

Comissão aprova valorização do trabalho das artesãs brasileiras

Projeto será analisado pela CCJ da Câmara

Portal Sem Fronteiras
Por Portal Sem Fronteiras
Comissão aprova valorização do trabalho das artesãs brasileiras
Bruno Spada / Câmara dos Deputados
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Delegada Adriana Accorsi, relatora na comissão

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera legislações que fazem menção apenas a artesãos, a fim de citar expressamente também as artesãs e valorizá-las.

A proposta prevê que o poder público ofereça assistência técnica às mulheres artesãs e estímulos à comercialização de seus produtos.

Foi aprovado o substitutivo adotado pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família ao Projeto de Lei 3549/20, do deputado José Guimarães (PT-CE).

Leia Também:

A proposta original criava um auxílio emergencial para socorrer especialmente as artesãs durante a pandemia de Covid-19, entre outras medidas. Mas, o texto foi alterado para tratar da valorização das mulheres artesãs.

Além de incluir expressamente o termo “artesãs” nas normas, o novo texto inclui, entre as diretrizes básicas do artesanato, a preservação e a perpetuação da identidade e da cultura nacionais.

A relatora, deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), sustentou que a medida fortalece o artesanato como fonte de renda. "O texto contribui para a preservação do patrimônio cultural brasileiro e para a geração de trabalho e renda, especialmente em comunidades onde o artesanato representa uma das principais fontes de sustento", disse.

Accorsi fez uma alteração no texto para ampliar o prazo de validade da Carteira Nacional do Artesão e da Artesã, de dois para cinco anos.

O novo texto também obriga o Estado a dar atenção especial para as mulheres artesãs na previsão de destinação de linha de crédito especial para o financiamento da atividade.

A proposta altera as leis 12.634/12, que institui o Dia Nacional do Artesão, e 13.180/15, que trata da profissão de artesão.

Próximos passos O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada por deputados e senadores.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )