Portal Sem Fronteiras - Informações o tempo todo.

Sabado, 18 de Janeiro de 2025
Governo do Piauí/Via agência
Governo do Piauí/Via agência

Política

Rafael ressalta os avanços do Piauí em reunião com Lula e governadores sobre segurança

Fonteles também destacou que o Piauí apresenta o menor índice de homicídios nas regiões Norte e Nordeste

Portal Sem Fronteiras
Por Portal Sem Fronteiras
Rafael ressalta os avanços do Piauí em reunião com Lula e governadores sobre segurança
Assessoria do Governo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador Rafael Fonteles ressaltou, durante uma reunião em Brasília nesta quinta-feira (31), as ações bem-sucedidas do Piauí na área de segurança pública. Ele mencionou, entre os principais resultados, um projeto que conseguiu reduzir em 50% os roubos e furtos de celulares, modelo que vem sendo adotado em todo o país. O encontro contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e teve como foco a discussão da proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.

Fonteles também destacou que o Piauí apresenta o menor índice de homicídios nas regiões Norte e Nordeste, além de registrar o menor número de mortes por intervenção policial no Brasil, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. "A polícia do Piauí é a melhor do Brasil porque reduz os homicídios através da integração das forças de segurança e inteligência. Isso possibilita não apenas a diminuição da criminalidade, mas também uma atuação policial menos violenta", afirmou o governador.

Leia Também:

Ele elogiou o governo federal e o Ministério da Justiça pela convocação dos governadores para discutir temas relevantes, como a implementação da Carteira de Identidade Nacional. Atualmente, 26% da população do Piauí já possui o novo documento, e a meta é alcançar 100%. Essa iniciativa facilitará a atuação da polícia técnico-científica, proporcionando acesso a uma base de dados biométricos da população e aprimorando a segurança pública.

Integração de Recursos e Dados

Rafael Fonteles enfatizou a importância da integração de dados para monitorar e contabilizar diferentes tipos de crimes, citando o sucesso do Piauí na redução da criminalidade e dos furtos. "Nossa polícia não disparou nenhum tiro, e o roubo de celulares no estado caiu 50% em apenas seis meses, graças à integração e inteligência. Esse protocolo foi reconhecido nacionalmente após as conversas entre nosso governo, o presidente e o ministro Lewandowski, e vários estados estão seguindo esse modelo, priorizando a integração e a inteligência. O mesmo pode ser aplicado ao roubo de veículos e ao combate à lavagem de dinheiro", exemplificou.

O governador também apontou a necessidade de alocação de recursos federais por meio de um fundo semelhante ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além da criação de uma base de dados para comparar os índices de segurança entre os estados.

"Constitucionalizar não apenas o sistema, mas também um fundo específico, é essencial para garantir mais recursos do governo federal para a segurança pública. O exemplo do Fundeb, que aumentou a contribuição da União, demonstra como é possível ampliar os recursos disponíveis", concluiu Rafael Fonteles.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações de CCCOM
Comentários:
Portal Sem Fronteiras

Publicado por:

Portal Sem Fronteiras

O Portal Sem Fronteiras, de Piripiri, Piauí, oferece notícias de qualidade sobre política, cultura, turismo, polícia, cidades, esporte e mais. Também possui um canal no YouTube com vídeos e atualizações locais.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )