Secretários da agricultura familiar do Nordeste avaliam desafios para o desenvolvimento rural em 2025
As ações foram discutidas durante a 30ª reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), em Salvador-BA.
A secretária da Agricultura Familiar do Piauí e vice-coordenadora da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), Rejane Tavares, participou nessa sexta (13) da 30ª reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF). Realizado em Salvador-BA, o encontro reúne representantes dos governos dos nove estados do nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Em pauta, foram destacadas as políticas públicas vinculadas ao Consórcio Nordeste e ao MDA em apoio aos agricultores familiares, como o Programa de Alimentação Saudável Nordeste (PAS Nordeste) e a articulação para o desenvolvimento rural através da assistência técnica e de crédito rural.
"O PAS Nordeste vai articular todas as ações da agricultura familiar, pensando desde o processo de produção de alimentos saudáveis, às questões de assistência técnica, às questões de inovação, comunicação e mecanização da agricultura familiar", apontou Rejane.
Dentre os pontos discutidos, foram apresentadas as contribuições da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a agricultura familiar, além dos resultados das políticas públicas de incentivo à produção de cada estado e da perspectiva de investimentos para os programas Fomento Rural, Sertão Vivo e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), idealizado pelo MDA e executado a nível estadual.
"A gente sai daqui com essa sensação de que os estados do Nordeste estão unidos no crescimento e no desenvolvimento da agricultura familiar. As ações que foram propostas nos levam, com certeza, a tornar o Nordeste um dos maiores celeiros de produção de alimentação saudável, podendo alimentar a nossa região e as outras regiões do Brasil", destacou a secretária.
O secretário da Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Vanderley Ziger, aponta o PAS Nordeste como o principal eixo de desenvolvimento rural para os estados nordestinos em 2025. Segundo o secretário, o programa, lançado na quarta (11) durante o 23º Fórum Eugênio Peixoto de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, vai promover a integração de políticas públicas voltadas para a produção e o consumo de alimentos saudáveis na região.
"Assumimos o compromisso de fortalecer a estratégia do PAS Nordeste, programa que vai cada vez mais ampliar a sua ação e o seu atendimento da agricultura familiar, construindo junto aos estados a ampliação da estratégia produtiva. O objetivo é ampliar a produção de alimentos saudáveis e limpos, que geram vida e geram condições para que toda a população possa consumir um produto adequado e que vem do campo", apontou Vanderley.
Durante a reunião, a cidade de São Luís-MA foi escolhida para sediar a Feira Nordestina de Agricultura Familiar (Fenafes) no ano de 2025.
Comentários: