portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Série documental sobre Batalha do Jenipapo tem estreia neste sábado (22)

Às vésperas do aniversário do Piauí, celebrado no dia 19 de outubro, foi apresentado o primeiro episódio de uma série sobre a Batalha do Jenipapo. O programa foi apresentado à governadora Regina Sousa, no Palácio de Karnak, na manhã desta terça-feira (18). “Fiquei encantada e feliz de ver o resgate que foi feito, com a mais completa tradução da nossa história mais recente. Uma acertada ideia da Secult e de toda equipe técnica. Vai agradar a todos e todas”, disse a chefe do executivo.

Programa apresentado a governadora Regina Sousa

“Jenipapo: a fronteira da independência” relata a Batalha do Jenipapo ocorrida em Campo Maior e revela a história do maior combate pela independência do Brasil, no qual sertanejos – sem armas – lutaram contra o exército português para garantir que o Nordeste também se tornasse independente.

A produção foi dirigida por Alexandre Mello e Chico Rasta. A série conta todos os fatos que marcaram o dia 13 de março de 1823, durante a Batalha do Jenipapo, que contribuiu para que o Brasil se declarasse livre da Coroa Portuguesa. “Destacamos nesse trabalho os invisíveis que ocupam grande parte da nossa história e que movimentam como tudo aconteceu. É um projeto de 11 anos, levamos seis anos para viabilizarmos os recursos, aprovar projetos e concorrer atrás de editais. E levamos três anos produzindo”, disse Alexandre Mello.

A série ficcional tem dez episódios de 30 minutos e será exibido pela TV Cidade Verde, iniciando neste sábado (22), às 18h15, com os dois primeiros episódios.

O diretor da TV Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, também acompanhou o lançamento da série. “Estamos com o projeto todo encaminhado para exibições semanais. Os dois primeiros já serão exibidos neste sábado (22), a partir das 18h15, seguidos. Os outros oito capítulos serão um por semana, aos sábados e domingos. À medida que forem sendo transmitidas, irão para as redes”, garantiu.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *