portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Piauí é o terceiro Estado que mais resgatou trabalhadores escravos no Brasil

Um levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT) aponta que o Piauí foi o terceiro Estado com mais trabalhadores em situação análoga à de escravidão resgatados no Brasil, em 2022. Com 180 trabalhadores resgatados, o Estado fica atrás apenas de Minas Gerais (1070) e Goiás (271).

Segundo o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Piauí, Edno Moura, o número de resgates no Estado foi o segundo maior, desde quando foram iniciadas as operações, em 1996. Em 2007, o Piauí resgatou 195 trabalhadores em situação de trabalho degradante, que se configura como trabalho escravo.

Edno Moura, procurador-chefe do MPT-PI.

Em nível nacional, o número de resgates vem aumentando. Em 2022, segundo os dados do MPT, 2.575 trabalhadores foram retirados da situação de trabalho escravo, o segundo maior número de resgates, perdendo apenas para o ano de 2013, onde 2808 trabalhadores foram flagrados sem o respeito mínimo das condições de trabalho.

O número de trabalhadores resgatados no Piauí, em 2022, é, aproximadamente, quatro vezes maior que o registrado em 2020 (44 trabalhadores) e três vezes maior que o registrado em 2021 (56 trabalhadores). No Estado, as atividades com maiores registros de resgates foram extração de pedra, limpeza de área para plantio e extração da palha da carnaúba.

As denúncias de trabalho escravo podem ser feitas ao MPT-PI através do site do MPT-PI no www.prt22.mp.mp.br, ir na aba serviços/requerimento/denúncia, através do email prt22.dapi@mpt.mp.br, por meio do whatsApp (86) 99544 7488 e também de forma presencial na sede da Procuradoria do Trabalho do Piauí. Elas podem ser feitas sem que haja necessidade de identificação do denunciante.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *