portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Associação de Terreiros de Umbanda é recebida por vereadores na Câmara de Piripiri

A partir de requerimento à Câmara de Piripiri, a Associação de Terreiros de Umbanda Preta Mandinga de Piripiri participou de momento no parlamento municipal na noite dessa terça-feira, 28. A associação faria parte da sessão que acabou não acontecendo por falta de quórum.

Grupo de pessoas de religiões de matriz africana lotou o plenário da Câmara de Piripiri nesta terça-feira. (Imagem: Rivelino Valentim).

Ainda que a sessão não tenha sido realizada, o grupo foi recebido pelos vereadores presentes. “O encontro serviu para conscientizar as pessoas. Muitos nos taxam de macumbeiros, adoradores de demônios e outras coisas. Viemos aqui para quebrar esse tabu, ao contrário, somos féis cristãos iguais aos outros. Também conscientizar sobre o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, sancionada pelo presidente Lula e comemorado no dia 21 de março. Nós precisamos ser respeitados e não tolerados”, explanou Luciano Nunes (Pai Luciano de Xangô), que falou em nome do grupo.

Luciano Nunes (Pai Luciano de Xangô), que falou em nome do grupo.

Para o vereador Filho do Prado, o momento foi marcante. “Foi tocante a fala do professor Luciano que esteve com um grupo muito grande de pessoas das religiões de matrizes africanas, mostrando que eles têm uma missão de buscar a paz, de fazer o bem, foi muito importante. Isso reforça o que diz a Constituição Federal, que é respeitar à todas as religiões”, disse o vereador.

Associação de Terreiro de Umbanda Preta Mandinga.

O vereador Luiz Carlos disse que o momento serviu para que o grupo também pudesse discorrer sobre o trabalho realizado e, também, falar sobre o preconceito sofrido. “Um momento para que as pessoas das religiões de matriz africana pudessem falar do seu trabalho, suas queixas, desafios, falar do preconceito sofrido no dia a dia. É importante lembrar que a prefeita Jôve tem sempre uma atenção especial com os povos originários, indígenas e com as pessoas das religiões de matriz africana”, disse Luiz Carlos.

Dia 21 de março

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.519/2023, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março.

A nova lei teve origem em um projeto do deputado federal Vicentinho (PT-SP). O texto foi aprovado tanto na Câmara dos Deputados como no Senado (onde tramitou na forma do PLC 69/2018).

Repórter: Rivelino Valentim

Veja Também

One thought on “Associação de Terreiros de Umbanda é recebida por vereadores na Câmara de Piripiri

  • Luciano Nunes Alves

    Reportagem muito bem trabalhada … parabéns meu amigo e obrigado

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *