portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Piauí registra queda no número de roubos

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), nos 100 primeiros dias de gestão, intensificou as ações de combate à criminalidade no Estado do Piauí. O balanço aponta redução nos crimes violentos contra o patrimônio, crescimento do número de apreensões de drogas, armas e veículos recuperados, além do aumento do número de mandados de prisão cumpridos. O Estado do Piauí  apresentou uma redução de 2,71% nos números de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (roubos). No ano de 2022 foram 998 contra 971 no mesmo período deste ano.

Secretário de segurança Chico Lucas

Dados estatísticos da Polícia Militar do Piauí, compreendendo o período de 01 de janeiro a 28 de fevereiro de 2023 (capital e interior), levantados pela Diretoria de Inteligência (DINT), apontam um acréscimo positivo nos mais diversos âmbitos, como apreensão de armas, entorpecentes, veículos recuperados, prisões e outras ações, se comparado com o ano de 2022. A Polícia Militar realizou a apreensão de 168 armas de fogo, um acréscimo de 5,66%. Já quanto à apreensão de drogas ilícitas, houve um aumento de 267%. No mesmo período de 2022, foram apreendidos 724 kg, enquanto neste ano foram mais de 2.600 kg. Além disso, a Polícia Militar realizou a recuperação de 509 veículos, constando um acréscimo de 2,62%, segundo os dados. Enquanto isso, o número de veículos roubados apresentou um decréscimo de 13,81%, sendo 543 em 2022 e 468 em 2023, no mesmo período citado.

A Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Fesip) da SSP-PI realizou 137 prisões nos primeiros três meses de 2023. As prisões foram realizadas por meio das ações integradas com as polícias Civil e Militar, na capital e nos municípios de Piripiri, Floriano, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Esperantina, Luís Correia, Parnaíba, Nazária, São Raimundo Nonato, Esperantina e Porto. Somente em janeiro foi registrado um aumento de 72% no número de mandados cumpridos em relação ao mesmo mês do ano anterior.  O número de prisões e apreensões foi de 920, totalizando um aumento de 23,98%. Além disso, houve um acréscimo de 31,16% em relação ao número de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), com 724 realizados no período anterior.

Criação do DRACO
O combate às organizações criminosas que atuam no Estado do Piauí foi intensificado e ampliado, através da criação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). Teresina foi beneficiada com quatro delegacias especializadas, além dos municípios de Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e Bom Jesus, que passaram a contar com uma delegacia. A escolha dessas cidades é baseada em estatísticas que apontam onde existe uma maior demanda. Com a mudança houve o aprimoramento da atividade de inteligência, aquisição de viaturas, equipamentos modernos e aumento do efetivo.

CCOM/PI

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *