portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Secretários e ministro da Educação tratam sobre medidas de segurança nas escolas brasileiras

Com o objetivo de propor medidas para a segurança nas escolas brasileiras, o ministro da Educação, Camilo Santana, liderou uma reunião virtual com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com representantes estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, na condição de vice-presidente do Consed, participou do debate.

Secretário da educação do Piauí, Washington Bandeira, participou da reunião.

O Ministério da Educação propôs três ações emergenciais que pretende viabilizar já na próxima semana. A ideia é elaborar recomendações para todas as escolas brasileiras, promover uma formação virtual dos diretores escolares e professores, bem como dar suporte às redes de ensino para contratação de equipes.

“Não podemos aceitar que os pais e as mães fiquem apavorados. A escola tem de ser um espaço de paz, de criatividade, de acolhimento, e é isso que nós queremos construir neste país. O momento é de comoção e pede ampla mobilização da sociedade. No ministério, seguimos empenhados para apoiar escolas, redes municipais e estaduais de Educação em suas ações para enfrentar a violência nas escolas”, afirmou o ministro. A reunião, em formato híbrido, reuniu mais de 70 pessoas.

Reunião no formato híbrido com o ministro da educação Camilo Santana.

Para Camilo Santana, é preciso defender uma construção coletiva com os entes federados para a promoção de uma escola acolhedora. “Estamos precisando de professores valorizados e alunos bem acolhidos e acompanhados para fortalecer as nossas redes. Sempre digo que o papel do ministério é de coordenador, de ser um grande maestro para articular as políticas nacionais, porque quem executa as políticas na ponta são os estados e municípios. Qualquer construção, qualquer política pública educacional desse país precisa ser feita em parceria”, pontuou o gestor.

Durante a reunião, os secretários tiveram a oportunidade de apresentar as ações emergenciais implementadas e sugerir novas frentes para prevenir casos de violência escolar. A criação de comitês estaduais, com a participação de organizações sociais, entes públicos e privados, é uma das ideias. Na próxima semana, o Ministério da Educação pretende apresentar um calendário de ações em curto prazo e já iniciar as contratações necessárias para a estratégia de enfrentamento.

No Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove ações para o fortalecimento das equipes multiprofissionais, composta por psicólogos e assistentes sociais, para atender as escolas, convocação de novos agentes de portaria, a contratação do serviço de vigilância nas escolas, dentre outras ações.

“Temos a Seduc, a Secretaria da Segurança Pública e todos os representantes das entidades envolvidas em um grupo de trabalho para a elaboração de um plano de ação. Estamos atuando em conjunto para fortalecer as ações repressivas e, sobretudo, as ações preventivas, educativas aos alunos, aos gestores educacionais e aos familiares dos alunos para promoção da paz nas escolas”, explica o secretário Washington Bandeira.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *