portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Piauí registra maior número de subnotificação de acidentes de trabalho dos últimos cinco anos

Um levantamento realizado pela plataforma Smartlab aponta que o percentual de subnotificação de acidentes de trabalho chegou à 30,4%, no Piauí, em 2022. O Ministério Público do Trabalho (MPT) indica que 662 registros podem ter deixado de ser feitos, sendo o maior percentual dos últimos cinco anos.

“Os dados referentes a acidentes ou ambiente insalubre de trabalho informados são de crucial importância para que sejam desenvolvidas medidas que garantam a segurança aos trabalhadores e para que seus direitos trabalhistas sejam assegurados”, destacou a coordenadora Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODMAT) do MPT -PI, procuradora Maria Elena Rêgo.

De acordo com Maria Elena, os casos de acidente de trabalho, em sua grande maioria, são evitáveis com medidas de prevenção previamente estabelecidas, que somente são possíveis com as notificações regulares das ocorrências.

“[em 2022], percorremos as regiões do Estado sensibilizando as gestões de unidades de saúde e IML, a informarem os casos de acidentes de trabalho. A notificação de que a entrada de um paciente nesses locais deve-se a um acidente de trabalho, é crucial para termos dados mais efetivos para a elaboração de políticas e assistência aos trabalhadores”, defendeu a procuradora.

Ainda conforme o levantamento da plataforma, no ano de 2022, houve aumento no número de casos notificados de acidentes de trabalho quanto de óbitos decorrentes desses acidentes. Em 2022, foram 2180 casos notificados e 21 mortes.

Com informações da Ascom/MPT-PI.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *