portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Líder do Governo defende regime de urgência para projetos de incentivo ao esporte

O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Fábio Novo (PT), na sessão desta terça-feira (18), ocupou a tribuna para ressaltar a importância do pacote de leis na área do esporte que foi encaminhado pelo Governo do Estado ao Legislativo. O deputado informou que nessa quarta-feira (19) vai apresentar o requerimento para a tramitação das matérias em regime de urgência.

Deputado Fábio Novo, líder do governo da Alepi.

Segundo o deputado, que foi secretário de Estado da Cultura, entre 2013 e 2015 foi realizado estudo e aprovada a Lei de Incentivo à Cultura do Piauí. Com a legislação, o resultado entre 2015 e 2022 foi de um amento em mais de mil iniciativas apresentadas, que através dessa lei conseguiu atrair iniciativas para o setor cultural.

Para Fábio Novo, o governador espelhou-se na Lei de Incentivo à Cultura para elaborar uma lei de incentivo ao esporte, que já tem previsão de investimentos de R$ 7 milhões para 2023.

“E à medida que o volume de projetos crescer, o volume de investimentos cresce também. Fiz questão de vir à tribuna para falar deste assunto porque eu acredito que a sociedade que incentiva a cultura e o esporte está cada vez mais próxima do desenvolvimento. Temos exemplos de cidades violentas onde se passou a investir na cultura e no esporte e essa realidade mudou”, afirmou Fábio Novo.

A Lei do Programa de Incentivo aos Atletas também foi mencionada pelo líder do Governo. Ressaltando que, ao enviar uma lei de incentivo ao esporte e outra de incentivo ao atleta, o governador Rafael Fonteles amplia um trabalho de políticas  públicas de grande importância.

Oposição se une na defesa ao esporte

O discurso de Fábio Novo recebeu aparte do deputado Marden Menezes (Progressistas), que disse ser importante reconhecer a importância do envio do pacote de leis de incentivo ao esporte para a apreciação da Alepi. “Essa é uma pauta de todos nós. No passado apresentamos como Indicativo de Lei uma proposta que pudesse proporcionar benefícios às empresas que incentivarem o esporte. É uma pauta que interessa a todos nós. Caso vossa excelência solicite, estarei à disposição para assinar o pedido de regime de urgência”, afirmou Marden.

O parlamentar, que é da oposição, lembrou a importância de frisar que quando se fala de esporte, não se está somente incluído o Futebol. O aparte de Marden Menezes foi incorporado na íntegra pelo líder do Governo.

Francisco Limma (PT) também ofereceu aparte ao discurso de Fábio Novo. O petista lembrou que a ação do Governo de colocar orçamento para os Jogos Escolares e para a lei de incentivo ao esporte mostrou que esta é uma prioridade do governador. “Eu só acredito que há prioridade quanto tem orçamento, e o governador já mostrou que é uma prioridade do seu Governo”, afirmou Limma, tendo seu aparte acolhido também na íntegra. Fabio Novo concluiu seu discurso lembrando que, pela primeira vez no Piauí, o Legislativo terá a oportunidade de votar uma lei que é de efetivo incentivo ao esporte do Piauí.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *