portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Indígenas lançam em Lagoa de São Francisco cartilha sobre história dos Tabajaras-Tapuios

Na manhã desta sexta-feira (5), indígenas Tabajaras-Tapuios, fizeram o lançamento de uma cartilha com a história da comunidade. O evento aconteceu na comunidade Nazaré, em Lagoa de São Francisco (PI)

A cartilha é uma realização da comunidade indígena em parceria com o município de Lagoa de São Francisco e conta a história dos povos Tabajaras- Tapuios.

Prefeito de Lagoa de São Francisco, João Arilson participou do evento.

A superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários, da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos(Sasc), Assunção Aguiar, participou do lançamento. Ela destacou a importância da cartilha para os povos originários. “Fomos prestigiar o evento. Compreendendo que esta é uma iniciativa que vale a pena ser levada para outros municípios, para outras comunidades. Ela traz a história de todo o tronco velho da comunidade e, a partir dessa história, vai permitir que as crianças e jovens possam conhecer como a comunidade foi iniciada e qual a importância da história desse povo, dessa comunidade que teve toda uma luta para estar como ela está hoje”, diz a superintendente.

Lançamento em Lagoa de São Francisco

Uma realização pioneira, a primeira cartilha educativa elaborada pelos povos indígenas Tabajara e Tapuio vai servir também de paradidático nas escolas municipais e estaduais. De acordo com a liderança indígena Tabajara-Tapuio, Cacique Henrique Manoel, este momento marca a retomada da valorização cultural indígena no estado do Piauí. “A cartilha é a materialidade escrita que manterá viva nossas tradições, memórias, história e oralidade do nosso povo que iremos deixar às gerações futuras e atuais de nossa existência”, afirma o Cacique.

O prefeito de Lagoa de São Francisco, João Arilson, participou do evento de lançamento.

Com informações da SASC

Cacique Henrique Manoel e a Secretaria da Sasc, Assunção Aguiar

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *