portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Representantes do governo de Goiás conhecem em Piripiri experiência inovadora do Programa Piauí Saúde Digital

Representantes do Governo do Estado de Goiás visitaram, na manhã desta segunda-feira (13), a cidade de Piripiri. A comitiva foi ao município conhecer o Programa Piauí Saúde Digital, projeto do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Prefeitura.

Comitiva do governo de Goiás conhece Programa Piauí Saúde Digital

O subsecretário de Tecnologia da informação da Secretaria-Geral de Governo, Márcio César Pereira; a superintendente de Tecnologia e Inovação, Luiselena Luna, e a superintendente de Regulação e Controle e Avaliação, Amanda Melo, ambas da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, conheceram como o Piauí Saúde Digital funciona na UBS Matadouro 13, no Hospital Regional Chagas Rodrigues, no Centro de Imagens (CIM) Dr. Adauto Coelho de Resende (centro de especialidades) e no primeiro Centro de Saúde Indígena do Piauí.

“Quero abraçar nosso governador Rafael Fonteles que escolheu Piripiri para ser a capital da Saúde Digital no Brasil. Estamos recepcionando amigos de Goiás para lhes mostrar a eficácia desse programa que atende as pessoas na UBSF ou até mesmo via celular em casa ou onde você estiver. Estamos mudando a vida de pessoas simples, carentes, evitando doenças de forma precoce”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

“Isso é muito importante para que outros estados possam fazer uma avaliação presencial do que está ocorrendo aqui no Piauí, como funciona nosso programa, com todo o sistema integrado desde a UBS, até o hospital. É um sistema inovador e outros estados estão vindo conhecer esse programa”, pontua o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Antônio Luiz, que acompanhou a visita da comitiva para apresentar o programa desenvolvido pelo Piauí.

Comitiva do governo de Goiás conhece Programa Piauí Saúde Digital

O Programa Piauí Saúde Digital oferece atendimentos nas áreas de psicologia, psiquiatria, nutrição, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria e endocrinologia e desde sua implantação já realizou quase 20 mil procedimentos/atendimentos.

“Isso foi uma troca de experiências para que esse modelo do Piauí, que já está bem consolidado, e que vamos expandir na região dos Cocais e nas demais regiões do Piauí, sirva de modelo para ser levado para Goiás. A gente fica muito feliz em ver que outros estados estão usando o Piauí como exemplo desse grande projeto”, destaca Dirceu Campêlo, superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.

Comitiva do governo de Goiás conhece Programa Piauí Saúde Digital

A Sesapi também já implantou o Programa na cidade de Lagoa do São Francisco e até o final de 2023 será ampliado para toda a região de saúde dos Cocais.

Para Márcio César Pereira, trazer as pessoas para esse campo digital na área da saúde ajuda a resolver de forma mais célere os problemas dos pacientes.

“É interessante entender como as coisas estão fluindo e como a telemedicina conectou um serviço que já existia e foi fluindo e que as pessoas estão aqui, na cidade de Piripiri, aderindo ao processo de consulta através da tecnologia, pois se sentem seguras. Isso é muito bacana e você vê que está dando certo. Vamos ter grandes ganhos levando para Goiás”, ressaltou.

 

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *