portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

SEJUCE de Piripiri recebe mais de 100 projetos para a Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Turismo (SEJUCE) concluiu nesta quarta-feira (29/11) as inscrições para a LPG – Lei Paulo Gustavo, em Piripiri. Foram recebidas 101 inscrições ao total.

Equipe da SEJUCE recebeu mais de 100 inscrições.

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro fala que são mais de 500mil para investimentos na cultura de Piripiri. “Temos toda uma equipe técnica preparada e conseguimos esse sucesso. As pessoas fizeram o projeto e junto com o Governo Lula fomentamos nossa política local. São mais de R$ 500 mil reais para os fazedores de cultura da nossa cidade”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

O superintendente de Cultura, Marcos Matos, fala do novo momento de cultura. “A Lei Paulo Gustavo é um novo momento para a cultura de nosso país. E estamos trabalhando junto com a população com total transparência em todo o processo. Foram muitas exigências para não ter erros em um processo tão sério. O Ministério da Cultura está de volta e tem muitos editais. Aqui em Piripiri nossa missão foi concluída e a cidade recebeu e receberá mais política públicas culturais”, disse Marcos Matos, superintendente de Cultura da SEJUCE.

Marcifran Costa, secretário da SEJUCE, dá mais detalhes. “O último dia foi nesta quarta. Movimentação bastante intensa e foi um sucesso. Músicos, videomakers, todos presentes esperando esses recursos.”, explicou.

Lei Paulo Gustavo – Piripiri

São dois editais para a Lei Paulo Gustavo. O primeiro abrange o setor audiovisual. São oferecidos a oportunidade de produzir 12 curtas metragens, 20 videoclipes, reforma de salas de cinema, apoio para o cinema de rua, capacitação para produtores.

O segundo edital contempla a trajetória cultural que será um reconhecimento de fazedores de cultura da cidade. Haverá premiação para cinco mestres da cultura popular. Outra categoria será o de temas livres que podem ser assuntos que de alguma forma englobe o tema cultura. E, finalizando, a categoria Atividade com Contrapartida. Serão contemplados peças de teatro, livros, fanfarras, artistas de rua.

Ainda dentro dos editais da LPG em Piripiri, haverá um mini concurso de escultura popular. Serão premiadas obras com a temática cultura popular.

A Lei Complementar nº 195 de 2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG), regulamenta a destinação de verbas da União para estados e municípios, que por sua vez têm a tarefa de gerir a seleção pública de projetos de arte e cultura que poderão ser beneficiados pelos editais. Em Piripiri, a quantia para os projetos aprovados será de R$ 547 mil reais.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *