portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Edital de Concurso Nacional Unificado será publicado nesta quarta-feira (10)

O edital com as regras para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que selecionará 6.640 servidores para 21 órgãos públicos, será publicado nesta 4ª feira (10) no “Diário Oficial da União”. As vagas do chamado “Enem dos concursos” são para quem tem nível médio ou superior e os salários partem de R$ 3.741,84 e podem chegar a R$ 22.921,71.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 19 de janeiro e 9 de fevereiro. A prova será no dia 5 de maio e o resultado final será dia 30 de julho.

Arquivo / Agência Brasil

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o edital apresentará “informações sobre os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais”.

Calendário

10 de janeiro: publicação do edital

19 de janeiro a 9 de fevereiro: inscrições

29 de fevereiro: divulgação dos dados finais de inscrições

29 de abril: divulgação dos cartões de confirmação

5 de maio: aplicação das provas

3 de junho: divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação

30 de julho: divulgação final dos resultados

5 de agosto: início da convocação para posse e cursos de formação

Locais de prova

O concurso será aplicado em 220 cidades espalhadas pelo país. Veja a lista completa

Como se inscrever

Uma inscrição pode valer para o processo seletivo de mais de um órgão. Outra novidade é a busca pela “igualdade de oportunidades de acesso” aos cargos públicos efetivos, podendo concorrer a vagas em outros estados.

No momento da inscrição, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis. Na sequência, indicarão cargo ou carreira por ordem de preferência, entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha. A ideia apresentada inicialmente é de que a primeira etapa do concurso unificado seja em um único dia, dividida em dois momentos: primeiro será aplicada uma prova objetiva, com conteúdo comum a todos os candidatos. Depois, no mesmo dia, serão aplicadas provas dissertativas e com conteúdos específicos, de acordo com cada bloco temático.

As áreas de atuação são administração e finanças; setores econômicos, infraestrutura e regulação; agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário; educação, ciência, tecnologia e inovação; políticas sociais, justiça e saúde; trabalho e previdência; dados, tecnologia e informação pública, além do nível intermediário.

Confira a lista de cargos disponíveis até o momento clicando aqui.

Informações do SBT NEWS.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *