portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Imepi realiza perícia de produtos do material escolar

O setor de Pré-medidos do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) iniciou a fase de perícia dos produtos de material escolar, coletados em estabelecimentos comerciais, nesta quinta-feira (25), na sede do órgão, em Teresina.

Após a coleta dos itens, os produtos estão sendo examinados sob o aspecto quantitativo e de medida. A ação tem o objetivo de garantir mais segurança aos pais e consumidores na hora da compra do material escolar, além de coibir a comercialização de produtos irregulares no comércio.

De acordo com a coordenadora do setor de Pré-medidos, Mayra Freire, foram periciados lápis, cadernos, papel A4, caneta esferográfica e giz de cera. Os materiais escolares que necessitam de perícia, sob o aspecto quantitativo e de medida, estão sendo verificados com anuência do fabricante no laboratório.

“Nós realizamos a contagem do material e o peso do produto em massa. Por exemplo, a descrição da embalagem de uma cola ou massa de modelar contam com o peso total do produto, que é verificado durante a perícia. No caso de uma resma de papel, é feito a contagem de folhas e a medida do material para garantir que os pais não sejam lesados”, explica a coordenadora.

Neste mês de janeiro, o Imepi também participou da Operação Aulas Seguras, realizada em parceria com todos os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Como parte da ação, o setor da Qualidade do Imepi fiscalizou em cerca de 12 mil produtos infantis a veracidade do selo do Inmetro e a existência de matéria nocivo às crianças.

Segundo a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, apesar do encerramento da operação nacional, o órgão continua com as fiscalizações de rotina voltadas ao combate de produtos de material escolar falsificados. “Em caso de irregularidade, ressaltamos que o consumidor pode enviar uma denúncia para o telefone da Ouvidoria do instituto: (86) 99456-1921”, finaliza a gestora.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *