portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Sesapi alerta população e municípios para intensificar as ações de combate à dengue

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) reforça a orientação para que a população e gestores municipais intensifiquem a prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, agente transmissor da dengue e chikungunya. Até a 6ª semana epidemiológica, a redução de casos é de 17,5% em relação ao mesmo período de 2023. Foram 458 notificações no ano passado, contra 285 no mesmo período deste ano.

“Estamos em um período de chuva e o mosquito se reproduz em reservatórios com água. A população deve ter cuidado com seus ambientes domiciliares, não deixando criadouros para a reprodução do mosquito”, frisa Ocimar Alencar, supervisor de entomologia da Sesapi.

Reprodução

Além disso, as Secretarias Municipais de Saúde de todo o estado devem manter atualizado o registro dos casos de dengue no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), para que a Sesapi consiga monitorar a situação e estabelecer ações nos municípios.

“É importante que os municípios notifiquem e registrem todos os casos no Sinan, para que a Sesapi possa visualizar rapidamente. Estamos monitorando a ocorrência dos casos, mas só conseguimos ver se os municípios notificarem os casos”, reforça o supervisor.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *