portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Piripiri recebe visita do Ministério da Saúde para a implantação do Programa Saúde Indígena

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro recebeu nesta quarta-feira (13/03), uma comitiva que discutiu o programa Saúde Indígena no Piauí. O evento aconteceu no auditório Milton Vieira, no Palácio do Povo de Pery Pery.

“Estamos recebendo mais uma vez o Ministério da Saúde em Piripiri, agora também a FUNAI e SESAI, além da SESAPI e SASC, são vários órgãos juntos nessa reunião para fazer um mapeamento de quantos índios existem no nosso Estado. Piripiri é a cidade com maior número de índios do Piauí. Depois desse mapeamento haverá uma equipe multidisciplinar na nossa cidade oferecendo serviços médicos nas aldeias do Município”, disse a prefeita Jôve Oliveira.

Antônio Fernandes, representante da Secretaria Nacional de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, falou sobre a proposta da implantação do programa no Piauí. “A Proposta do nosso governo é de ir a todos os lugares e cuidar desse povo. Estamos aqui com esse propósito, instalar esse programa e estruturar esse trabalho no Piauí. Começamos em maio e identificaremos um a um”, disse.

Tiago Anacé, coordenador regional da FUNAI, nos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, falou sobre o Programa. “Vamos fazer um dimensionamento para saber quantos equipes mandaremos para o Estado do Piauí. “Foi muito importante essa articulação no Piauí, conversando com prefeitos e autoridades.

Quero agradecer a prefeita Jôve que nos tratou muito bem, nos recepcionou de forma especial. Temos muito trabalho a ser feito. Será uma reparação histórica. Esperamos que este ano já comecemos a instalação do Programa Saúde Indígena”, afirmou.

Felipe Silva, coordenador de Equidades da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), deu detalhes. “Nós temos esse objetivo no Piauí. São mais de sete mil indígenas no nosso Estado e vamos em frente com todos esses órgãos para instituirmos essa ação. A ideia é apoiar e articular esse belo trabalho. Nesse ano já queremos treinar profissionais para atender”, explicou.

Cícero Dias, gerente de Povos Originários da Secretaria de Serviço Social do Estado (SASC), também comentou sobre o assunto. “Momento muito rico. Sou de Piripiri e isso começou com uma luta nossa por mais saúde indígena. Hoje é um dia muito importante e cada dia que passa vai se tornando uma realidade”, explicou.

Pajé Vítor, da comunidade Tabajara, do Canto da Várzea, está satisfeito por toda articulação sendo feita. “Já fui a várias reuniões no Ceará e hoje eles vieram em Piripiri para colocar esse programa no nosso Estado e na nossa cidade; agora vai dar certo. Estou muito feliz com o que vi”, afirmou.

“Hoje é um dia histórico para os indígenas, porque estamos vendo um programa onde vamos ser bem aceitos. Nos sentimos pessoas ouvidas e isso é muito bom”, finalizou Rodolfo Pereira, professor de história e representante da comunidade Tabajara.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *