portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Processo de beatificação de Dom Inocêncio López chega ao Vaticano

Dom Inocêncio poderá ser o primeiro santo da Igreja Católica a ter morado no Piauí

O processo de beatificação do bispo Dom Inocêncio López Santamaria chegou ao Vaticano, marcando um novo estágio na jornada rumo à santidade do religioso. Após encerrar a fase diocesana em dezembro do ano passado, o processo avançou para a etapa romana.

Imagem: reprodução da internet

No processo constam mais de 500 cartas catalogadas, testemunhos de milagres, provas de virtudes e fama de santidade para comprovar a beatificação de Dom Inocêncio López Santamaria, que pode ser o 1º santo que viveu no Piauí.

O bispo Dom Inocêncio morou por 27 anos no município de São Raimundo Nonato (a 517 km de Teresina) e fez história combatendo a fome, a seca e o analfabetismo. Este mês completa 66 anos de morte do religioso que é considerado um dos maiores missionários do País.

Agora, no Dicastério para as Causas dos Santos, a investigação seguirá com estudos e análises detalhadas. Frei Reginaldo Roberto Luiz, postulador-geral da Ordem dos Padres Mercedários, expressou sua satisfação com esse avanço e incentivou a disseminação do exemplo de caridade redentora que Dom Inocêncio representa.

A extensa documentação inclui mais de 7 mil páginas, contendo milhares de documentos comprobatórios, laudos, pareceres e testemunhos sobre a vida e a obra de Dom Inocêncio. O bispo de São Raimundo Nonato (PI), Dom Ronilton Souza de Araújo, recebeu com alegria a notícia do progresso do processo, destacando a importância do religioso como modelo de santidade.

História

Dom Inocêncio López Santamaria, filho de família pobre, nasceu em 28 de dezembro de 1874, na aldeia de Sotovellanos, província de Burgos, Espanha. Aos 15 anos ingressou no seminário da Ordem de Nossa Senhora das Mercês no convento de Poyo, na Galícia. Foi ordenado padre aos 22 anos. Sua vocação e dedicação se
destacaram na igreja, e ele foi designado vigário provincial e superior do convento de Madri. Dom Inocêncio chegou ao alto escalão e foi nomeado mestre geral da Ordem de Nossa Senhora das Mercês. Por 11 anos, morou em Roma. Com dificuldade em encontrar um sacerdote para ocupar o cargo criado em Bom Jesus do Gurgueia, no extremo sul do Piauí, Inocêncio deixou Madri e, com autorização do Papa Pio XI, fez uma longa viagem até chegar à região considerada o polígono da seca.

Que a trajetória de Dom Inocêncio López Santamaria inspire a todos nós com seu exemplo de caridade e dedicação.

Fonte: vaticannews.va

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *