portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Piauí recebe 5 mil doses da vacina para imunização contra a dengue de crianças e adolescentes

O Piauí recebeu, nesta sexta-feira (26), uma remessa de 5 mil doses da vacina Qdenga, destinadas aos municípios do Território Entre Rios para imunização contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. As doses estão armazenadas na Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Embora a expectativa inicial fosse de 21 mil doses, o Ministério da Saúde optou por fracionar o envio devido à quantidade de volumes, completando a entrega até o dia 30 de abril.

Segundo a Sesapi, o próximo passo envolve a capacitação dos municípios sobre a administração do imunizante, que é feita em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.

“A partir de segunda-feira, iniciaremos a capacitação sobre a aplicação da vacina, seu armazenamento e a elaboração do cronograma de imunização para cada município. Após essa etapa, as vacinas serão enviadas às cidades”, afirmou Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi.

A aplicação da vacina requer alguns critérios. Se a criança ou adolescente contraiu dengue, a vacina só pode ser administrada após 6 meses. Caso a contaminação tenha ocorrido entre as doses, a segunda dose deve ser mantida na data prevista, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a dengue não é recomendada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, além de pessoas com hipersensibilidade às substâncias da vacina e mulheres gestantes ou lactantes.

A definição de um público-alvo e de regiões prioritárias para a imunização foi necessária devido à limitação na capacidade de fornecimento de doses pelo fabricante da vacina.

É fundamental ressaltar que a vacina Qdenga não protege contra zika, febre amarela e chikungunya. Sua eficácia é exclusiva para a prevenção da dengue.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *