portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Secretaria de Saúde, Ufpi e Uespi lançam Projeto Educação pelo Trabalho (PET) Equidade na Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) lançaram, na manhã desta segunda-feira (6), o Projeto de Educação pelo Trabalho (PET) para a Saúde com foco na temática da Equidade. O evento contou com a participação de servidores efetivos das instituições e envolveu 80 estudantes, visando fortalecer o processo de integração entre ensino, serviço e comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

A 11ª edição do PET-Saúde, aprovada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo promover a inclusão e desconstruir estereótipos de gênero, etnia, sexualidade e deficiências por meio de ações educacionais voltadas para gestores, trabalhadores e estudantes da área da saúde. Essas ações visam criar ambientes acadêmicos e profissionais mais acolhedores e livres de discriminação.

“É uma ação muito gratificante. Este projeto visa qualificar nossos profissionais para melhor atender nossos usuários, tanto na gestão quanto na assistência. Estamos trabalhando com políticas que possam resgatar um ambiente saudável para nossos servidores e usuários”, destacou Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.

As atividades do PET-Saúde serão desenvolvidas tanto na sede da Sesapi quanto no Hospital Areolino de Abreu, em Teresina. “A importância desse projeto é a inclusão dos alunos nos cenários práticos e o conhecimento do tema da equidade. Os alunos terão experiências nos cenários de prática, o que os tornará profissionais mais dinâmicos, comunicativos e inclusivos”, ressaltou a professora Waleska Albuquerque, coordenadora do PET Saúde.

O projeto implementa as mudanças curriculares das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para graduações na área da saúde, em conformidade com o Ministério da Educação (MEC). Participam do projeto 11 professores de diferentes cursos na área da saúde da Ufpi, entre tutores e coordenadores, que dedicarão 8 horas semanais no turno da manhã (8h às 12h) para as atividades do PET Saúde Equidade.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *