Associação Indígena Itacoatiara de Piripiri inaugura Oca com festa

Foi inaugurada na noite desse domingo, 7, a Oca da Associação Indígena Itacoatiara de Piripiri, no bairro Floresta. A inauguração contou com festa das famílias indígenas de Piripiri. Um toré de índios dirigido pelo pajé Chicão Capacete marcou a inauguração da Oca.

A “Oca” é o nome dado ao terreno de propriedade da Associação Indígena Itacoatiara de Piripiri, no bairro Floresta. Foi adquirido de particular em 2008, quando era presidente o cacique José Guilherme. Os recursos que permitiram sua aquisição são oriundos do segundo Prêmio Culturas Indígenas – Edição Xicão Xucuru, realizado através de parcerias entre o Ministério da Cultura e outras instituições governamentais como a Fundação Nacional do Índio – FUNAI e Ministério da Educação através da Coordenação Geral de Educação Indígena; organizações indígenas como a Associação Guarani Tenonde Porã, de São Paulo, responsável pela articulação entre setores do estado e diversos atores do movimento indígena em todo o território nacional, como a APOINME – Articulação dos Povos indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, organização regional da qual faz parte a Associação Itacoatiara, além de apoiadores do movimento indígena como a ANAIND – Associação Nacional de Ação Indigenista.”

A metodologia de oficinas realizadas em todo território brasileiro, numa colaboração entre a organização do prêmio e as entidades participantes, foi utilizada para que as diversas organizações indígenas, habilitadas através de projeto apresentado ao MINC, fossem preparadas para participar. Na oficina realizada em Piripiri participaram todas as famílias que integravam a Associação Itacoatiara. A compra da “Oca” foi uma decisão partilhada de todos os integrantes da organização.

inaguracao oca (2)

inaguracao oca (5) inaguracao oca (7) inaguracao oca (8) inaguracao oca (15) inaguracao oca (16)inauguracao oca

Redação do site
Redação do site

2 Responses to Associação Indígena Itacoatiara de Piripiri inaugura Oca com festa

  1. Parabém parentes, pela inauguração da OCA, onde deixa a sabedoria dos nossos anciões, para a nova geração da sua etnia. O que é nossa sabedoria devemos manter da nossa cabeça. Mas uma vez parabenizo, .

  2. Ary Txay disse:

    Parabéns, certamente. Já fiz um comentário mais extenso no site do racismoambiental. A minha terra é “terra de índios”, com certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *