portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Documentário conta trajetória de piauiense em busca da verdadeira história dos índios no Piauí

Estreia neste sábado (03/09), no Canal CineBrasilTV, o documentário ‘Não Matou El Matador’, que conta a trajetória de Dinayana, a protagonista do longa. Ela é uma piauiense da Comunidade Nazaré, município de Lagoa de São Francisco, em busca da verdadeira história dos povos indígenas no Piauí.

Não Matou El Matador, longa metragem com duração deuma hora e vinte nove minutos, é uma realização da Guabes Produções, de Teresina-PI, a partir de um projeto aprovado pela Agência Nacional do Cinema – Edital Ancine Prodav1.

No último dia 27 de agosto, a Guabes Produções esteve na Comunidade Nazaré, município de Lagoa de São Francisco, onde nasceu Dinayana, para realizar o lançamento do documentário.  Na ocasião o filme foi exibido para a comunidade que não só contribuiu com suas histórias, mas acolheu a produção e viabilizou a sua realização.

O filme teve idealização e direção de Frederico Almeida, com pesquisa e roteiro final de Stela Grisotti e Cristiane Ballerine, contando com Euselio Gadelha Xuxu na direção de fotografia, Poliana Oliveira na assistência de direção e Denise Martins na produção executiva.
O título do filme faz menção a João do Rego Castelo Branco, o mais graduado e importante militar durante a segunda metade do século XVIII no Piauí, responsável pela campanha de colonização do Estado e, segundo muitos historiadores, pelo “extermínio indígena”, sendo o personagem central do poema “El Matador”, de H. Dobal.

A verdadeira história dos povos indígenas do Piauí

Não Matou El Matador narra a jornada de Dinayana, que movida pelas histórias que sempre ouvia do seu avô, sai em busca da verdadeira história dos indígenas do Piauí. Essa história guarda capítulos de guerras injustas, de violência contra a mulher indígena e de lutas sangrentas pela posse da terra. Mas guarda também histórias de grandes guerreiros e guerreiras que, cada um da sua forma, resistiram e fizeram mais fortes e profundas as raízes de um povo que não se deixou exterminar. 

Veja o Trailer do filme.

https://youtu.be/OOXqjOVShsY

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *