portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Sesapi apresenta projeto de investimentos junto ao Banco Mundial para vigilância em saúde

Representantes das áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde se reuniram nesta quarta-feira (14) com membros do Banco Mundial para apresentação do projeto que visa investimentos na área da saúde e assistência social, envolvendo Secretaria de Planejamento; Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social. Dentro da área da saúde os investimentos serão voltados para a Vigilância em Saúde, fortalecendo as áreas da vigilância ambiental; vigilância epidemiológica, saúde do trabalhador e vigilância sanitária. A reunião foi realizada no auditório do CEIR.

O secretário Neris Júnior coloca que as áreas de vigilância reforçaram sua importância dentro de uma realidade de pandemia, com isso investimentos nessas áreas é dever da gestão, para garantir uma vigilância de maior qualidade e com mais condições de desempenhar seu trabalho.

“Esse projeto reforça os cuidados que a Sesapi tem com a saúde da população, fizemos um trabalho exemplar no enfrentamento a pandemia e percebemos a importância de manter investimentos nas áreas de vigilância em saúde, deixando nossas vigilâncias mais preparadas para atender e ajudar a levar uma saúde de maior qualidade para todos os piauienses”, reforça o secretário.

Como já foi exposto, o projeto visa uma reestruturação do sistema de vigilância em saúde do estado do Piauí. Ana Eulálio , diretora de unidade de planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, fala que os resultados atingidos pelo Piauí no enfrentamento a pandemia de Covid-19 demonstra a importância desses investimentos nessa área.

“Analisando o trabalho conjunto e todos os esforços tomados pela Sesapi, verificamos a importância e os impactos que os trabalhos voltados para a vigilância em saúde tiveram dentro dos resultados do estado no enfrentamento a Covid-19. Coleta de dados, análise, identificação dos riscos, condições favoráveis para a disseminação da doença entre outros pontos, além de orientações para o poder público sobre como agir nos diversos momentos da pandemia justificam a prioridade dessa reestruturação da nossa vigilância em Saúde” , coloca a diretora.

Os investimentos junto ao banco mundial também devem chegar ao âmbito da reestruturação e requalificação dos processos de trabalho, das condições tecnológicas e funcionamento do Lacen.

Roberto Iunes, economista sênior do Banco Mundial, destaca que o projeto que vem sendo elaborado e será apresentado é único, além de trabalhar uma área fundamental para a saúde de todos os piauienses.

“A vigilância em saúde é uma área que afeta a qualidade da saúde de todos nós, e é raro identificarmos um estado que se dispõe a investir nessa área como o Piauí está se propondo. É uma posição quase que pioneira com esses investimentos e altamente estratégica para a qualidade da saúde no estado nestes próximos anos”, destaca o economista.

Visita ao Ceir

Após a realização da reunião o Secretário Neris Júnior aproveitou o momento para fazer uma vistoria nas obras de instalação dos dois elevadores no Ceir, além de verificar como está a estrutura da unidade que presta um trabalho que é referencia no apoio a população.

Além das obras dos novos elevadores, o secretário acompanhado do superintendente executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz, também verificou o novo aparelho de ressonância magnética no Ceir. O equipamento tornou a realização de exames mais rápida, além de levar mais conforto para os pacientes, especialmente aqueles que sofrem com o medo de locais fechados. O equipamento é um dos mais modernos do estado e atende a nossa população 100% através do SUS.

“Verificamos agora o novo equipamento de ressonância magnética e também as obras de instalação dos dois elevadores aqui no prédio do Ceir. São investimentos importantes que irão ampliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo centro para a nossa população, além de levar mais acessibilidade para o ambiente que é referência nos trabalhos de reabilitação”, disse o Secretário Neris Júnior.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *