portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Governo Federal libera R$ 2,44 bilhões extras para universidades e institutos federais

Nesta quarta-feira (19), o Governo Federal anunciou que vai alocar R$ 2,44 bilhões a mais para recompor o orçamento das universidades e institutos federais de educação. Os recursos foram viabilizados em 2022, pelo gabinete de transição, através de uma emenda constitucional que ampliou os gastos do governo federal para 2023.

Foto Valter Campanato/Agência Brasil.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), parte dos recursos irá para a recomposição do orçamento discricionário das instituições e parte para obras.

“O presidente [Lula] deverá, nos próximos dias, anunciar uma ação importante: assinar uma medida provisória garantindo a retomada de toda as obras paralisadas e inacabadas da educação desse país, para que a gente possa entregar todas elas aos municípios e estados brasileiros”, adiantou o ministro.

Ministro da Educação, Camilo Santana. Foto: Lula Marques / Agência Brasil.

Segundo Ricardo Marcelo Fonseca, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), as medidas são importantes, uma vez que os institutos federais e as universidades tiveram suas contas comprometidas pelas sucessivas reduções orçamentárias nos últimos anos.

Com informações da Agência Brasil.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *