portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Governador visita obras de construção do aeroporto de Barra Grande

O governador Rafael Fonteles visitou, nesta quarta-feira (19), as obras de construção do aeroporto de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. Com previsão de conclusão ainda para este ano, o aeroporto promete fomentar ainda mais o turismo na região.

O aeroporto terá pista de pouso e decolagem com balizamento noturno e extensão de 1.500m de comprimento e 25m de largura, o que possibilitará a operação de aviões de até médio porte. O equipamento contará, ainda, com um terminal de passageiros. As obras estão avaliadas em R$ 16.011.730,96 milhões.

Governador visita obras do aeroporto.

Segundo o governador, o aeroporto será um divisor de águas para a região. “Um importante equipamento público que irá desenvolver ainda mais o turismo, que é a grande vocação dessa região e tem despertado cada vez mais interesse mundo afora”, disse. O gestor anunciou, também, o interesse em levar voos comerciais com aeronaves de até 40 lugares ao aeroporto.

Rafael Fonteles comunicou, ainda, que o acesso do aeroporto até a rodovia será asfaltado. Além disso, já está em processo de licitação uma rodovia que irá encurtar em cerca de 10km a distância de quem sai dos municípios de Piracuruca e Cocal e do estado do Ceará com destino a Cajueiro da Praia.

Aeroporto de Barra Grande em obras.

O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe de Carvalho Ribeiro, comemorou a chegada do aeroporto à região. “Uma obra gigante que irá fomentar o turismo, atrair investimentos e gerar emprego e renda à população. Além disso, irá contribuir para o desenvolvimento das comunidades vizinhas”, pontuou.

Durante reunião com o prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe de Carvalho, o governador garantiu obras de infraestrutura para o município, como a revitalização de todo percurso de Barra Grande até Cajueiro da Praia. “Tratamos da revitalização do percurso que vai de Barra Grande, Barrinha até Cajueiro da Praia. É uma rota muito relevante que pega diversas praias importantes e precisa ser revitalizada com várias formas de urbanização”, explicou Fonteles, que anunciou ainda a revitalização da praça principal da cidade e uma outra praça na região dos hotéis de Barra Grande com uma área de entretenimento para a população e turistas. Foi anunciado ainda um programa de manutenção do Cajueiro Rei, que vai receber um mirante para visitação, além da instalação de uma nova delegacia e o reforço do Grupamento da Polícia Militar (GPM) no litoral do Piauí.

Governador visita obras do aeroporto.

O governador visitou ainda o projeto de produção de algas para o desenvolvimento de biofertilizantes e fármacos de forma sustentável. O projeto desenvolvido pelo Instituto ProAlgas prevê ainda a criação de um polo de biorrefinaria na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba.

Para Fonteles, o projeto é uma iniciativa inovadora no desenvolvimento do Piauí. “É algo muito ousado que pode gerar mais de 800 empregos em Cajueiro da Praia e mais de 1000 empregos na ZPE de Parnaíba quando todo este empreendimento estiver em execução”, explicou o gestor.

Luíz Alberto, idealizador do projeto e presidente do Instituto ProAlgas, detalha as possibilidades que a produção da alga pode beneficiar tanto o Piauí como o Brasil. “Nós iremos cultivar biomassa de algas e transformar o Piauí na maior plataforma de produção de insumos baseados em algas do Brasil. A intenção é que possamos produzir alga para a indústria de alimentação, farmacêutica, têxtil e química. Além disso, iremos produzir potássio para garantir que a agricultura brasileira possa ter soberania e não depender desse insumo do mercado externo”, detalhou o empresário.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *