portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Feira dos Municípios do Piauí acontece até o próximo domingo (24)

Após dez anos, a Feira dos Municípios do Piauí retornou, nessa quinta-feira (21), valorizando e fortalecendo as potencialidades do estado. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções de Teresina e conta com uma ampla programação, que segue até o domingo (24). A Secretaria de Estado do Turismo do Piauí (Setur) marca presença no evento, prestando serviços relacionados ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e ao Mapa do Turismo Brasileiro, além da promoção de destinos locais.

Feira dos Municípios, em Teresina.

Para o diretor de Eventos e Patrocínios da Setur, José Neto Monteiro, eventos como a Feira dos Municípios engrandecem o estado ao oportunizar o melhor do Piauí em um só lugar. “Cada uma das nossas cidades possuem riquezas que as tornam únicas e atrativas. E feiras como essas expandem o horizonte quanto às nossas potencialidades e destinos e impulsionam, não somente o setor turístico, mas tantos outros, seja economia, cultura, saúde e educação”, pontuou.

Integrando um enorme espaço dedicado ao Governo do Estado e seus órgãos, a Setur organizou um estande com materiais informativos e produtos que representam o Piauí, como a cajuína, a castanha de caju e a cachaça. No local, os turismólogos realizaram a recepção do público, que demonstrava bastante interesse sobre as belezas do estado.

Ademais, aqueles que possuíam empreendimentos turísticos ou trabalhavam no setor, ao visitar o estande, recebem informações sobre ferramentas que impulsionam seus negócios, como o Cadastur. Um sistema do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur), que garante vantagens e oportunidades aos seus cadastrados, além de servir como uma ferramenta de consulta para turistas.

Feira dos Municípios, em Teresina.

De acordo com João de Deus, coordenador do setor Cadastur da Setur, levar os serviços desse instrumento para a Feira dos Municípios foi essencial para a sua divulgação, assim como os benefícios que o mesmo traz. “O Cadastur incentiva e fomenta investimentos do Turismo no nosso Piauí. É um sistema on-line de cadastro que concede acesso a variados dados e relatórios gerados pelo próprio Ministério do Turismo, reunindo todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação”, destacou.

Também no espaço, a equipe auxilia quanto ao Programa de Regionalização Turística (PRT), que inclui o Mapa do Turismo Brasileiro. Essa importante ferramenta do MTur reúne cidades com vocação turística ou que são impactadas pelo setor de viagens. E estar inserido no Mapa contribui para o desenvolvimento do turismo local.

Divulgando as potencialidades das 224 cidades piauienses, a feira conta com uma programação gratuita, contemplando artesanato, culinária, palestras, apresentações culturais, shows musicais e outros diversos serviços.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *