portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Chuva deste domingo deve representar início do período chuvoso no Norte do Piauí, dizem especialistas

A chuva caída no início da noite desta domingo (17/12), em Piripiri, registrou 78 milímetros, o segundo maior volume registrado no Brasil no período de 24 horas. Ela serviu para reduzir as altas temperaturas que se apresentaram nos últimos dias. Na última quarta-feira (13/12), por exemplo, a cidade foi a terceira com maior temperatura registrada no país, com 40,1° C.

Chuva forte em Piripiri na noite de domingo.

De acordo com especialistas, a precipitação deste domingo pode significar o fim da pré-temporada de chuvas, com precipitações pequenas e pontuais, dando lugar aos temporais mais expressivos e consolidados, marcando o período chuvoso no Estado do Piauí.

Professor Werton Costa

De acordo com o professor Werton Costa, diretor de prevenção e investigação da Defesa Civil do Estado do Piauí, embora todas as probabilidades e previsões coloquem um período chuvoso irregular, o Norte do Estado anualmente apresenta boa precipitação pluviométrica. “Nós sabemos que o norte piauiense não falha, sobretudo a querida cidade de Piripiri, que se destaca no cenário climatológico estadual como uma das mais chuvosas do Piauí. As previsões são muito boas inclusive este final de ano, para o Réveillon, com alguns temporais, inclusive nesta semana e também para as chuvas do mês de janeiro”, disse o climatologista.

Segurança

Werton Costa chama atenção para a redobrada atenção no período chuvoso. “Como sempre nós defendemos aquele protocolo clássico de segurança, principalmente para você que trafega na rodovia. Para quem trafega nas tradicionais áreas de risco do município deve ter atenção redobrada. Também para quem está em áreas livres, descampados, clubes ou mesmo às margens do maravilhoso Caldeirão. Áreas abertas são potencialmente perigosas para descargas elétricas. Também devemos ficar atentos em relação às áreas tradicionais de alagamento. Os temporais deverão acontecer e a gente recomenda sempre usar as informações da previsão do tempo ao nosso favor da nossa segurança”, explica.

O climatologista falou ainda de como a população pode se informar acerca das chuvas: “Você pode ver mesmo aquela previsão lá do aplicativo, eles hoje melhoraram muito. Ou seja, acompanhar os alertas que são emitidos inclusive da Defesa Civil e aproveitar esse refresco que teremos nesse final de ano. Que venha chuva boa, tranquila, que venha a chuva abençoada, aquela que dá alegria para o homem do campo e também da cidade”, finalizou.

Redação do Portal Sem Fronteiras

Hélcio Ferreira

 

 

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *