portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Chove granizo em Pedro II; climatologia diz que “é comum”

Um chuva de granizo foi registrada no final da tarde e início de noite, desta terça-feira (26/12), na cidade de Pedro II, localizada na Serra dos Matões, Norte do Piauí.

Em vídeos compartilhados nas redes sociais, moradores mostram o momento em que as pedras de gelo, formação de granizo, caíram em alguns bairros do município.

Não é a primeira vez que o fenômeno acontece, já tendo sido visto há um bom tempo até mesmo em Teresina. A surpresa se dá pelo forte calor que o Piauí inteiro tem passado neste mês de dezembro.

Para a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Dissipação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semarh-PI), trata-se de um fenômeno comum, por mais que seja raro no estado, mas que já é previsto para que ocorra neste período devido as as chamadas “chuvas de verão”.

“É muito comum nestas chuvas de verão. O que acontece? O sol incide com mais significância no hemisfério sul, se ele incide mais, logo existe uma quantidade maior de umidade subindo na atmosfera, saindo da superfície. Como tem esse calor e faz subir rápido, então essa umidade chega na parte mais alta, na parte mais fria, e quando chega forma-se as pedrinhas de gelo. As nuvens não suportam, precipitam. É super comum a formação de nuvens assim neste período, nas nossas chuvas”, afirmou.

“Antes a gente não tinha as redes sociais para registrar. Além disso, agora os eventos extremos se tornaram mais comuns. E quando a gente coloca os avisos, os alertas, a gente sempre avisa para a possibilidade de raios, de granizo”, disse.

Fonte: Oito e Meia
Edição: Portal Sem Fronteiras

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *