portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Programa Saúde Digital transforma atendimentos em Lagoa de São Francisco

A cidade de Lagoa de São Francisco, localizada a 194 quilômetros de Teresina, celebra os resultados positivos do Programa Saúde Digital, lançado no final de agosto pelo governador Rafael Fonteles. Esta iniciativa marca a primeira expansão do programa, que já tinha sido instalado em Piripiri.

Até o dia 7 de dezembro, o Saúde Digital conseguiu avanços significativos na oferta de serviços de saúde remota para a população local. Dez especialidades médicas foram disponibilizadas nas três unidades básicas de saúde (UBS) do município, incluindo a instalação de equipamento de eletrocardiograma (ECG) em uma das UBS.

Os exames foram conduzidos por profissionais de saúde locais e os laudos emitidos por médicos especialistas à distância, graças à integração entre os sistemas federal, estadual e municipal.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Dirceu Campêlo, ressaltou a importância da telessaúde para a população local. “As três UBS do município foram equipadas com salas dedicadas à telessaúde, permitindo consultas tanto com clínicos gerais quanto com especialistas, facilitando o acesso da população”, explica.

Maria Alcilia, aposentada residente em Lagoa de São Francisco, compartilhou sua experiência ao realizar a primeira consulta online. “Estou muito grata pela experiência. Fui muito bem atendida pelos profissionais. Gostei da novidade”, afirma.

Saúde digital

Durante o período de 30 de agosto a 7 de dezembro, o programa registrou números expressivos:

– Consultas ofertadas por telemedicina para clínico geral foram 92, e para especialistas foram 159.

– Quatro locais de atendimento foram disponibilizados, sendo um deles disponível 24 horas.

– Nove especialidades médicas foram contempladas, totalizando 439 atendimentos.

– Filas de espera foram zeradas para nove especialidades: psicólogo, nutricionista, dermatologista, ginecologista, cardiologista, neurologista, pediatra e endocrinologista.

– Foram emitidos 188 laudos médicos e realizados 188 eletrocardiogramas.

O Programa Saúde Digital em Lagoa de São Francisco representa um marco na modernização e democratização do acesso à saúde, proporcionando atendimento especializado, eliminando filas de espera e promovendo qualidade de vida da população local.

Saúde digital

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *