portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Alunos do PROVEJA recebem valor integral de quatro parcelas das bolsas de estudo de 2023

Centenas de pessoas beneficiadas pelo Programa de Valorização da Educação de Jovens e Adultos (PROVEJA) de Piripiri, participaram na manhã desta sexta-feira (05/01) de solenidade onde foi anunciado pela prefeita Jôve Oliveira Monteiro e pela secretária de educação do município, Tânia Marilda Monteiro, o pagamento das quatro bolsas anuais, referentes aos quatro bimestres de 2023 do programa. Um investimento de cerca de R$ 170 mil reais, pagos a 425 alunos matriculados em seis escolas da zona urbana e rural, com recursos próprios do município.

O PROVEJA, realizado pela Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), é desenvolvido desde o ano de 2022. É uma estratégia de valorização e incentivo a matrícula e permanência na escola de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental favorecendo para que eles concluam seus estudos e obtenham a escolaridade desejada.

Como incentivo aos alunos matriculados no PROVEJA, também foi assegurado o transporte, material didático e fardamento. O pagamento das bolsas é determinado por duas condições prevista na lei de criação do programa. São elas: frequência acima de 75% em cada um dos quatro bimestres; e manter média de notas bimestrais igual ou superior a 6,0, garantindo a aprovação ao final do ano letivo.

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, disse que o PROVEJA é uma ótima oportunidade de permanência de jovens, adultos e idosos na sala de aula. “Aqui temos centenas de pessoas que estavam sem estudar e que voltaram por meio desse incentivo. Para receber a bolsa o estudante precisa ter 75% de assiduidade às aulas e ter nota com média 6,0, isso também ajuda a não faltar aula. O município também dá transporte escolar, lanche, fardamento e material didático. Hoje temos essa multidão aqui na prefeitura e isso é extraordinário!”, sentenciou a prefeita.

A secretária de educação do município, Tânia Marilda Monteiro, externou a felicidade de estar coroando mais uma ação exitosa. “Falo do PROVEJA com muita emoção, respeito e gratidão à nossa gestora Jôve Oliveira que no início do ano de 2021, ao detectar tanta evasão escolar nessa modalidade de ensino, criou esse Programa de Valorização da Educação de Jovens e Adultos que oferta as melhores práticas pedagógicas para essa modalidade, com transporte, lanche, fardamento, além da bolsa escolar bimestral no valor de R$ 120,00 reais. Nos reunimos hoje com eles para dizer que a educação de jovens e adultos está consolidada, com resultados positivos porque nós temos uma grande gestora que acredita no processo educacional como base de crescimento social.”, explicou a secretária.

Para a superintendente de ensino da SEDUC, Margarida Campos, há muito o que comemorar. “Nós comemoramos porque todos os alunos presentes conseguiram a aprovação no ano de 2023 e trouxeram relatos muito bonitos da felicidade, do acolhimento e da qualidade do ensino. Nós como participantes desse processo nos sentimos muito felizes por colaborar para que essas pessoas retornem ao ambiente da sala de aula podendo aprender, fazendo projetos para o futuro.”, avaliou a superintendente.

Amparo Soares, 60 anos, moradora do Esperança Garcia, disse que é muito importante o PROVEJA para a vida dela. “Graças a Deus tive essa oportunidade de estudar já que não tive antes. Agora vou vencer.”, assegurou a estudante.

Para a dona de casa Maria Flávia Galdino, a administração está de parabéns pelo incentivo. “A nossa prefeita Jôve Oliveira está de parabéns. Eu não sabia ler e agora leio e escrevo graças ao PROVEJA.”, disse.

Dentre as ações do programa podemos destacar: a formação continuada para os docentes das turmas de EJA em vista o aprimoramento das práticas pedagógicas; incentivo a participação e frequência dos estudantes por meio da concessão de bolsas de estudo bimestrais, disponibilização de transporte escolar, material didático e fardamento.

 

 

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *