portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Governo do Piauí lança em Piripiri Programa de Orçamento Participativo (OPA)

As secretarias das Relações Sociais (Seres) e do Planejamento (Seplan) realizaram nesta terça-feira (05/02), em Piripiri, reunião com lideranças comunitárias e representantes de bairros para falar sobre o Orçamento Participativo (OPA) de 2024, que será implementado no município de Piripiri neste ano. Participaram da reunião o secretário de Planejamento do Estado, Washington Bonfim; a secretária das Relações Sociais do Governo do Piauí, Núbia Lopes; a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, entre outras autoridades.

Secretário Washington Bonfim fala sobre o OPA. Foto: Cleiton Brito/Secom Piripiri.

O OPA é o primeiro instrumento de inserção da população no orçamento público anual. Em 2023 contemplou Teresina e Parnaíba e este ano será expandido para Floriano, Picos e Piripiri, municípios que têm mais de 50 mil habitantes.

Para a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, a parceria entre o município e o Governo do Estado tem sido muito importante. “O governador Rafael inclui Piripiri neste projeto. É um orçamento da ordem de R$ 5 milhões. A parceria com o Governo do Estado tem trazido frutos maravilhosos. Uma ideia magnífica que inclui o povo no orçamento. O cidadão incluso nas decisões, e isso é extraordinário”, disse a prefeita.

A secretária das Relações Sociais do Governo do Piauí, Núbia Lopes, disse que o OPA tem a finalidade de ouvir o cidadão sobre o orçamento. “O programa do Orçamento Participativo tem como finalidade fazer com que lideranças e as comunidades possam estar apontando propostas que atendam o interesse comunitário. Nós estamos em uma parceria importante com a Secretaria de Planejamento, que executa o programa, e hoje estamos em Piripiri para fazer a ampliação, uma decisão do governador Rafael Fonteles”, explicou a secretária.

Foto: Cleiton Brito/Secom Piripiri.

O secretário Washington Bonfim, disse que a experiência do OPA foi muito bem sucedida e, por isso, agora está sendo ampliada. “É uma iniciativa nova do Governo do Estado do Piauí que estreou no ano passado, uma iniciativa muito bem sucedida, que agora está sendo ampliada por determinação do governador, para os outros três maiores municípios do Estado, entre eles, Piripiri, Picos e Floriano. Estas cidades, com mais de 50 mil habitantes, serão contempladas com esse programa que é de fortalecimento da infraestrutura, tanto na zona urbana quanto na zona rural”, disse o secretário.

Através do OPA, a comunidade é capaz de eleger suas prioridades para o bairro, participando diretamente na escolha das obras a serem executadas no local.  Um importante recurso para a participação popular no direcionamento das necessidades de cada região que proporciona uma gestão integrada e eficaz do poder público como a população.

Prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro/ Foto: Cleiton Brito/Secom Piripiri.
Washington Bonfim/ Foto: Cleiton Brito/Secom Piripiri.

Secretária das Relações Sociais do Governo do Piauí, Núbia Lopes/ Foto: Cleiton Brito/Secom Piripiri.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *