portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Ex-deputado Odival Andrade divulga livro sobre Orçamento Participativo

O ex-prefeito de Piripiri e ex-deputado, Odival Andrade, participou do lançamento em Piripiri do Orçamento Participativo (OPA) de 2024, do Estado do Piauí. A reunião aconteceu no auditório do Teatro João Cláudio Moreno, nesta terça-feira (06/02). Odival Andrade é autor do livro “O Orçamento Participativo: uma ferramenta para o desenvolvimento”.

Odival Andrade fala sobre o livro

De acordo com o ex-deputado, o livro é muito didático e é capaz de responder perguntas sobre orçamento. “O livro fala entre outras coisas, como é o orçamento, como é elaborado e como se faz para aprová-lo.”, explicou. Para Odival Andrade, o OPA é muito importante para o desenvolvimento regional e o livro pode ajudar no entendimento do processo. “A prefeita Jôve Oliveira falou sobre o livro no lançamento do OPA em Piripiri e nós vamos distribuir para as entidades, a exemplo do que já fizemos anteriormente”, disse o autor.

Orçamento Participativo

O OPA é um instrumento de inserção da população no orçamento público anual. Em 2023 contemplou Teresina e Parnaíba e este ano está sendo expandido para municípios que têm mais de 50 mil habitantes, que é o caso de Piripiri.

Por meio do OPA, a comunidade é capaz de eleger suas prioridades para o bairro, participando diretamente na escolha de obras a serem executadas no local. Um recurso importante para a participação popular no direcionamento das necessidades de cada região, proporcionando uma gestão integrada e eficaz do poder público como a população.

Veja a entrevista completa

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *