portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Governo do Piauí lança a operação para enfrentar os impactos do El Niño

O Governo do Piauí, em solenidade no Salão Branco do Palácio Karnak, nesta segunda-feira (19), lança a Operação Água e Vida, um plano de contingência para minimizar os efeitos do El Niño no estado. O evento inicia às 9h e contará com a presença do governador Rafael Fonteles e secretários de estado que fazem parte do plano de ação.

O Piauí, como grande parte do Nordeste brasileiro, é caracterizado pelo clima semiárido, com frequentes períodos de seca. As mudanças climáticas, intensificadas em 2024 pelo El Niño, aumentam a severidade e imprevisibilidade das precipitações, exigindo medidas preventivas para garantir o bem-estar da população e a preservação dos recursos naturais.

@ Fábio Pozzebom/ Agência Brasil

A ação irá contar com o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento, Instituto de Desenvolvimento do Piauí, Secretaria da Agricultura Familiar, Agespisa, Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Secretaria de Estado da Defesa Civil, Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica, Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Corpo de Bombeiros Militar.

O plano de ação terá seis eixos principais de atuação: Gestão Institucional Integrada, Segurança Hídrica, Segurança Alimentar, Sustentabilidade Econômica, Conhecimento e Inovação e Prevenção e Combate a Incêndios.

A Operação Água e Vida representa um compromisso do Governo do Piauí com a população piauiense. Através de uma resposta robusta e multifacetada, o governo busca minimizar os impactos da seca, garantir o bem-estar da população e promover a convivência harmoniosa com o semiárido.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *