portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Piripiri ainda não registrou casos oficiais de Dengue neste ano

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (20) uma atualização sobre casos de dengue no Brasil. De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, o país registrou 688.461 casos prováveis de dengue, com 122 mortes confirmadas pela doença.

Piripiri

Piripiri ainda não tem notificações de Dengue, Zica ou Chikungunha no ano de 2024. No ano passado, 2023, de acordo com Elionardo Melo, diretor de Vigilância em Saúde do município de Piripiri, foram registrados 06 casos de Dengue; 14 casos de Chikungunya e 04 casos de Zica Vírus.

Elionardo Melo, diretor de Vigilância em Saúde do município de Piripiri

Elionardo Melo explicou que só são contabilizados os casos destas doenças aqueles registrados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e, portanto, os casos anotados na rede particular não têm registro. “Possivelmente nós tenhamos alguém com Dengue no município, mas só são contabilizados os casos de exames realizados pelo Laboratório Central do Estado (LACEN). Temos, entretanto, muitos casos descartados e outros que ainda aguardamos resultado”, explicou o diretor.

Para Elionardo Melo, o município de Piripiri tem apresentado poucos ou nenhum caso de Dengue devido ao trabalho de prevenção desenvolvido. “Vamos continuar trabalhando para manter os números em baixa”, garantiu.

Cuidado com a Dengue

É muito importante a participação da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, que causa as doenças dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Essa ajuda pode ser dada a partir da observação e eliminação de eventuais focos.

Para as autoridades do setor de epidemiologias, trabalhar para o combate à dengue vai além da ação dos agentes: é imprescindível o comprometimento da comunidade, que deve manter todos os cantos das residências livres de possíveis locais propícios à proliferação dos mosquitos.

O trabalho de combate à dengue é diário e contínuo: toda semana o morador deve tirar dez minutos do seu tempo para conferir os locais que possam acumular água parada, evitando assim a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Para combater a proliferação do mosquito Aedes Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *