portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Evento em Teresina destaca artesanato produzido por mulheres piauienses

A Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), promoveu, nessa sexta-feira (8), a Mostra Mulheres que Inspiram, para celebrar a força e a criatividade das mulheres artesãs.

O evento foi realizado na Casa do Artesão Design Mestre Albertino, localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, no Centro de Teresina, e reuniu o trabalho de mulheres das diversas tipologias do artesanato, como bordado, renda, biojoias e cerâmica.

De acordo com Raimunda Teixeira (Raimundinha), da Cooperativa de Mulheres Artesãs do Poti Velho (Cooperart), a Mostra Mulheres que Inspiram foi um momento importante para valorizar o trabalho das artesãs do Piauí. “A exposição ficou belíssima, mostrando o potencial da mulher que hoje não é só aquela dona de casa. Estamos em todas as profissões. Sabemos que em todos os segmentos de artesanato, nós somos maioria e vemos que somos capazes, desde a produção da modelagem, da cerâmica, da tecelagem e do bordado. A mulher consegue crescer e mostrar o potencial criativo nesse segmento. Ficamos muito felizes com essa mostra, nos enche de orgulho, porque são espaços assim que precisamos para poder mostrar e valorizar o nosso artesanato”, destaca a artesã.

Durante o evento foram realizadas duas oficinas de artesanato. Uma de renda, ministrada pela artesã Maria do Socorro Reis Galeno, e outra de arte santeira, ministrada pela artesã Maria dos Remédios Cordeiro de Macêdo.

Para Maria dos Remédios, realizar a oficina dentro da exposição é uma oportunidade de destacar o artesanato e mostrar que a mulher também pode fazer arte santeira. “Fazer essa oficina na mostra foi de grande valor, pois as pessoas puderam ver um pouco de como é feito o artesanato em madeira. Divulgar esse trabalho da arte santeira que a mulher também participa. Não é porque é madeira que não podemos entalhar, cortar e esculpir”, finaliza a artesã.

 

 

O superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, destacou a importância do momento para aproximar mais o artesanato das pessoas. “Essa atividade conta nossa história e precisa ser perpetuada e fomentada. Devemos dar visibilidade para isso. Momentos assim são essenciais para todos que estão aqui, pois aproximam a gente dos artesãos, e eles da população. E fomenta, principalmente, o desenvolvimento econômico”, frisa o gestor.

Segundo a diretora do Artesanato Piauiense, Denise Almeida, a mostra é mais um projeto desenvolvido pela Sudarpi e busca valorizar o artesanato feminino. “Esse espaço foi feito com muito carinho e com muitas mulheres envolvidas. O trabalho que desempenhamos é voltado para enriquecer o artesanato. Aqui temos histórias incríveis de mulheres espetaculares, que tem muita força e talento. É importante demais que valorizemos o nosso artesanato, em especial, o desenvolvido pelas nossas artesãs”, comenta a gestora.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *