portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Defesa Civil e DNOCS firmam parceria para fortalecer a segurança de barragens no Piauí

Representantes da Diretoria de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) estiveram reunidos, nesta sexta-feira (22), com o coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS-PI), Assis Rocha, para estabelecer parcerias em torno da política de segurança de barragens e a campanha “Banho Seguro”.

Para o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, essa parceria com o DNOCS é muito importante para os planos emergenciais de barragens e os planos de contingência que serão construídos futuramente, por parte do DNOCS e outra parte da Defesa Civil.

“Esses planos estarão alinhados para garantir a disponibilidade pública das informações de segurança para as populações, capacitando essas pessoas a conhecerem a política de gestão de riscos e desastres nas comunidades próximas às barragens. Também fechamos uma parceria muito importante na sinalização de segurança das barragens que são utilizadas como áreas de banho, e o DNOCS se soma às demais, junto as Secretaria de Turismo, Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros na Campanha Banho Seguro, como um parceiro de peso, que vai contribuir com a política de sinalização dessas áreas para garantir mais conforto e segurança para as populações que visitam as áreas de balneabilidade”, explica o diretor.

O coordenador estadual do DNOCS, Assis Rocha, conta que o diálogo foi muito produtivo, acerca de vários projetos de grande relevância para o estado. “Um deles, muito importante, é o banho seguro em açudes e barragens, que são de atribuição do DNOCS no estado do Piauí, onde vão ter placas de sinalização para alguns obstáculos e demais situações. Também tratamos sobre a La Niña, que é uma situação climática na qual existe a probabilidade de ocorrer em meados de 2024. Nós já estamos nos precavendo para reduzir os impactos em um período futuro. O DNOCS está à disposição da Defesa Civil e vamos trabalhar em conjunto para fortalecer a segurança hídrica do nosso estado”, ressalta.

BANHO SEGURO

A campanha Banho Seguro é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) em parceria com a Secretaria de Turismo do Piauí (SETUR), Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Polícia Militar e Sindicato dos Guias de Turismo, com o objetivo de reforçar junto à população os cuidados e a atenção redobrada durante o banho em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *